Vermelho e preto são as cores da moda no futebol brasileiro. Com a disputa já encerrada em 14 estados, a festa rubro-negra foi a que mais se repetiu. Quatro campeões estaduais de 2009 vestem vermelho e preto.
No Paraná, o Atlético conquistou seu 22.º título. No Rio, o Flamengo é tri e soma 31 troféus. Na Bahia, a taça ficou com o Vitória, pela 25.ª vez. Em Pernambuco, o Sport chegou ao tetra e vestiu sua 38.ª faixa de campeão.
Depois dos rubro-negros, quem mais festejou foram os alviverdes, campeões com Goiás (GO), Sousa (PA) e Assu (RN). Em dois estados, a festa foi azul e branca, com o Cruzeiro (MG) e o Avaí (SC).
Mas a torcida que mais comemorou nos últimos anos veste amarelo. No Distrito Federal, o Brasiliense faturou o hexa. A lista continua com tricolores, alvinegros, alvirrubros e até grenás (Juventus-AC).
Porém, em boa parte do País a disputa continua em aberto. O próximo campeão deve sair em Sergipe, onde Confiança e Sergipe disputam amanhã o 2.º jogo da decisão.
Enquanto isso, no Amapá a bola ainda nem começou a rolar. O Estádio Zerão, que abriga a maioria das partidas, está em reforma. A 1.ª rodada só deve acontecer em agosto.