O elenco atleticano se reapresenta hoje, dando início aos trabalhos de pré-temporada. O primeiro grande desafio do clube é o Campeonato Estadual. O último título estadual do Atlético foi em 2005. Nas duas últimas temporadas no Paranaense, o torcedor do Rubro-Negro ficou cabreiro com as pífias atuações da equipe. A estréia do Furacão será na próxima quarta-feira, dia 9, em Paranaguá, às 20h30, diante do Rio Branco. De acordo com a programação divulgada pelo clube, os atletas serão submetidos aos exames médicos e exercícios para avaliar a condição física de cada um, após o período de férias. Neste começo de ano, a prioridade é dar ganho de força e resistência aos jogadores. A pré-temporada atleticana se estenderá até 25 de janeiro.
Assim como ocorreu em 2007, um dos responsáveis por colocar o elenco em forma será o preparador físico Walter Grassmann. Ele acredita que, com o planejamento que foi delineado, o grupo deve estar bem condicionado na 4.ª rodada do Paranaense, exatamente no clássico contra o Coritiba. ?Sabemos desse tempo curto e planificamos a nossa pré-temporada de uma forma muito precisa para que os atletas tenham boas atuações?, afirmou.
Conforme o diretor técnico Antônio Carlos Gomes, nos primeiros dias acontecerá o diagnóstico geral dos atletas, e a alta tecnologia estará presente nas avaliações. Para a medição da força de cada grupo muscular dos jogadores, por exemplo, será utilizada uma nova aparelhagem adquirida pelo Atlético, em mais um alto investimento do clube.
Para Gomes, os primeiros jogos que serão realizados no campeonato servirão para o aperfeiçoamento do time nas partes física, técnica e também tática.
Previsões são otimistas
Foram muitas as especulações lançadas sobre a contratação de reforços no Atlético, mas a verdade é que poucas caras novas devem ser vistas na apresentação. Isso porque o principal objetivo do clube foi a manutenção da base do elenco 2007, e reforços somente em posições consideradas carentes.
Um dos destaques do Atlético no último Brasileirão, o zagueiro Antônio Carlos, ressaltou a importância da manutenção da maioria dos jogadores, pois assim o Atlético entra forte em 2008, pensando na conquista do título estadual. Caso consiga erguer o campeonato, o atleta ressalta que o grupo ganha confiança para as demais competições que o clube disputará no ano – Copa do Brasil, Brasileirão e Copa Sul-Americana.
O título de campeão paranaense – que não vinha sendo muito valorizado pelo Furacão nos últimos anos ? está entre os objetivos do técnico Ney Franco. Ele projeta uma temporada de muitas conquistas para o Rubro-Negro e destaca a importância de iniciar o ano trabalhando a sua equipe e a possibilidade de realizar um boa pré-temporada. ?O entrosamento fará uma grande diferença. Temos jogadores de qualidade e vamos buscar títulos?, analisou o treinador.
Volta dos jogadores com novidades. Atlético pode apresentar novos reforços
Valquir Aureliano/Arquivo |
Ney Franco passou as folgas de final de ano no Rio de Janeiro. |
Entre os reforços que serão apresentados ao torcedor está o atacante Rodrigão. Ontem à tarde, ele confirmou que se reapresentará no CT do Caju juntamente com seus novos companheiros de Atlético. O jogador tem contrato com o Furacão até o final de 2008 e já esteve no Rubro-Negro. Em 2006 participou do Estadual, e marcou três gols. Mas não conseguiu demonstrar seu futebol, principalmente devido a doença (hepatite) que contraiu e o deixou de fora do restante da temporada. Em 2007 o atacante também participou do Paranaense, onde fez mais dois gols, e depois foi emprestado para jogar na Arábia Saudita. De volta ao Brasil, Rodrigão defendeu o Palmeiras no último Brasileirão, quando marcou seis gols. O time paulista queria renovar o seu empréstimo, mas o Rubro-Negro não concordou.
Rodrigão vem para brigar pela titularidade em uma posição que o Atlético dispõe de vários jogadores. Com a transferência de Alex Mineiro, para o Palmeiras, ainda permanecem no clube paranaense os atacantes Marcelo Ramos, Pedro Oldoni, Taílson e Geílson. Além deles há outros atacantes, mas não com as mesmas características de Rodrigão – caso de William e também de Wallyson, que chega do ABC-RN muito bem recomendado. Os meias-atacantes David Ferreira, craque do time, e Tiago completam o quadro de opções para Ney Franco montar o ataque rubro-negro em 2008.
Devido ao número excessivo de atacantes, alguns devem ser emprestados na seqüência, porém o Atlético não confirmou nenhuma saída.
Demais novidades na reapresentação de hoje serão o goleiro Galatto, ex-Grêmio; o zagueiro Leandro, ex-Joinville; e o meia Irênio, ex-Vera Cruz, do México, contratações confirmadas pelo clube.
Estradinha ainda mais quente
O Rio Branco faz sua estréia em casa diante do Atlético e da sua torcida. O jogo no Estádio Carangueijão, na próxima 4.ª feira, deve atrair um bom público, já que o torcedor parnanguara é uma apaixonado pelo futebol. A expectativa da diretoria é de casa lotada, com cerca de 15 mil pessoas empurrando o Leão. Para 2008, o objetivo do clube é manter as boas atuações de anos anteriores no Estadual e assegurar vagas à Copa do Brasil e Série C do Brasileirão.A equipe é diferente daquela que fracassou na disputa da Copa Paraná. Do grupo, foram mantidos apenas 3 jogadores. Para completar o elenco, o Rio Branco contratou 8 atletas e emprestou mais 8 de uma parceria feita com o Iraty. Segundo o diretor, Abílio Bezerra, o time está pronto para encarar o Atlético, faltando alguns pequenos ajustes. O comando do time cabe a Itamar Bernardes, que fez uma boa campanha com o Adap Galo em 2007 e já havia comandado o Rio Branco em 2006.