Indianápolis, EUA – O brasileiro Rubens Barrichello dominou o primeiro dia de treinos livres para o GP dos Estados Unidos, que será realizado amanhã em Indianápolis. Depois de conseguir o melhor tempo na primeira sessão (1min11s354), o piloto da Ferrari voltou para a pista mais tarde e conseguiu baixar ainda mais seu tempo ao cravar 1min10s365, 0s602 à frente de Anthony Davidson, o segundo colocado. No primeiro treino, o inglês da BAR tinha conseguido a terceira posição.
O colombiano Juan Pablo Montoya, quarto na primeira sessão, fez um bom treino e terminou em terceiro. Michael Schumacher, da Ferrari, foi o segundo melhor no primeiro, mas caiu duas posições no segundo, ficando em quarto.
O treino ficou interrompido por sete minutos depois de um toque entre Felipe Massa e Takuma Sato, que tentou uma ultrapassagem no fim da reta dos boxes e acabou provocando o choque.
O brasileiro Cristiano da Matta, 16.º na primeira sessão, se recuperou e terminou a segunda tomada de tempos na surpreendente sétima posição. Quinto colocado no primeiro treino, Ricardo Zonta perdeu quatro posições no último teste do dia.
A definição do grid de largada está marcada para o hoje e a corrida será disputada no domingo às 14h (de Brasília). A prova em Indianápolis marca a metade da temporada.
Michael Schumacher lidera o mundial de pilotos com 70 pontos, tendo vencido sete das oito primeiras corridas. Rubens Barrichello é o segundo na classificação com 54, seguido por Jenson Button, com 46.