Em meio a uma disputa política com o Flamengo, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) vai amanhecer nesta terça-feira com um novo presidente. Rubens Lopes, aliado de Eurico Miranda, pediu licença do cargo para realizar uma viagem de 11 dias à Europa, deixando a cadeira com Izamilton Mota Gois, conselheiro do Flamengo.
Mais cedo, a Ferj detalhou a tabela da Taça Guanabara, a segunda fase do Campeonato Carioca, e criou um possível impasse com Flamengo e Fluminense ao agendar jogos da quarta rodada para a véspera da decisão da Copa Sul-Minas-Rio, disputada pelos dois rivais.
Anteriormente, a Ferj havia declarado que não permitiria que seus clubes entrassem em campo pela Sul-Minas-Rio caso existisse um conflito de datas com o Campeonato Carioca. A tendência é que a final da competição da Primeira Liga, inicialmente marcada para 31 de março, tenha sua data alterada. Um dia antes o Flamengo pega o Vasco.
Agora, em meio a este conflito, Rubens Lopes viaja para um evento em Roma e deixa a Ferj sob o comando de Izamilton Mota Góes, ex-presidente do Conselho Deliberativo do Flamengo (2008 e 2009) e aliado político de Patrícia Amorim, ex-presidente do Fla e atualmente na oposição. Izamilton chegou a ser funcionário do gabinete de Amorim quando esta era vereadora no Rio.