Ele já disse isso outras vezes, mas voltou a repetir ontem. Após marcar o quarto tempo no primeiro treino livre da temporada, no GP da Austrália, Rubens Barrichello destacou que vive um “ótimo momento” na Brawn — declarando, inclusive, que o pouco tempo na nova escuderia de Brackley é melhor do que os seis anos passados na Ferrari.

continua após a publicidade

“É muito melhor”, disse o experiente brasileiro, “pois aqui sei que não preciso dividir as atenções com ninguém. O jogo é limpo, e temos um carro competitivo”, comemorou Rubens, antes de assegurar que o BGP 001 é, sim, um bólido confiável. “Pelo que vi até agora, estamos na disputa, e só precisamos ver como será nosso desenvolvimento ao longo do ano.”

Nos treinos livres da madrugada de sexta-feira, em Melbourne, Barrichello ficou em 2.º lugar. O alemão Nico Rosberg, da Williams, foi o mais veloz. Na madrugada de hoje, o brasileiro esperava repetir o mesmo desempenho.

Barrichello também apontou algumas das dificuldades que a Brawn deve enfrentar ao longo do ano. “Temos um orçamento pequeno e, por enquanto, estamos sem patrocinadores, então será complicado seguir assim. Mas acho que a F-1 está mais aberta a times pequenos após a proibição de testes; isso vai jogar a nosso favor, pois temos um carro competitivo”, explicou. Por fim, o piloto celebrou o fato de não ter encerrado sua carreira depois de dois anos abaixo da crítica na Honda.

Brasil perto da 100.ª vitória

continua após a publicidade

Diz o jargão que o Brasil é o país do futebol. Mas é possível afirmar que também é a pátria da F1. Afinal, são oito títulos de pilotos conquistados e, em caso de um brasileiro chegar ao alto do pódio na madrugada de amanhã (3h, de Brasília), em Melbourne, na Austrália, abertura da temporada 2009, será a 100.ª vitória na categoria.

A chances para o 100.º triunfo brasileiro são boas. Rubens Barrichello demonstrou bom desempenho tanto na pré-temporada como nos treinos de ontem e Felipe Massa na competitiva Ferrari. No GP australiano, o Brasil tem 3 vitórias: 1 com Nelson Piquet (1990), e 2 com Ayrton Senna (1991 e 93), esta última a derradeira vitória dele na categoria.

continua após a publicidade