Rio de Janeiro – O piloto italiano Valentino Rossi, da equipe Repsol Honda, conquistou sábado a vitória do Grande Prêmio do Brasil, disputado no Autódromo Nélson Piquet, 12.ª etapa do mundial de MotoGP. O bicampeão da categoria terminou a prova em 44min38s633.
Com o resultado, Rossi aumentou a diferença e tem agora 262 pontos, contra 211 do espanhol Sete Gibernau, da Telefônica Honda, que ficou em segundo lugar. O japonês Makoto Tamada (Pramac Honda) ficou em terceiro lugar. Já o brasileiro Alexandre Barros (Gauloises Yamaha) terminou em 12.º lugar.
Com a vitória no Rio, Rossi conquistou sua sexta vitória na temporada, a 30.ª na categoria MotoGP. O resultado marcou também o 18.º pódio consecutivo do italiano, ultrapassando o australiano Michael Doohan, pentacampeão mundial, que havia conquistado 17 pódios consecutivos.
Faltam quatro etapas para o fim do MotoGP. A próxima corrida será dia 5 de outubro, no autódromo de Motegi, no Japão.
Nova data em 2004
O Grande Prêmio do Brasil de Motovelocidade de 2004 será disputado em 31 de julho, segundo o calendário divulgado ontem pela FIM (Federação Internacional de Motociclismo). A etapa será a nona do mundial.
A temporada 2004 vai começar no dia 18 de abril, com a disputa do GP da África do Sul, no circuito de Welkon. Neste ano, o mundial teve início no Japão, no circuito de Suzuka. No entanto, esta prova foi retirada do calendário. A saída do tradicional circuito japonês aconteceu devido à pressão dos pilotos após a morte de Daijiro Kato (Japão), em acidente sofrido nesse ano.
No lugar de Suzuka, a FIM aprovou a disputa de uma etapae m Doha, no Catar, que será a 13.ª do mundial. O campeonato de 2004 termina no dia 31 de outubro, como GP de Valencia, na Espanha.