Líder do Mundial de Fórmula 1, Nico Rosberg foi o mais rápido do primeiro treino livre do GP da Inglaterra, nesta sexta-feira, em Silverstone. O piloto alemão liderou uma dobradinha da Mercedes ao cravar o tempo de 1min35s424 na sua melhor volta e superar com folga o seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, segundo colocado com 1min36s155.
Desta forma, o inglês não conseguiu acompanhar o ritmo de Rosberg, que foi mais de meio segundo mais veloz e voltou a mostrar que segue firme na rota do seu primeiro título mundial – ele lidera o campeonato, com 29 pontos de vantagem sobre o seu parceiro de equipe, atual vice-líder da F1.
Já a terceira posição desta primeira sessão livre ficou com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que cravou o tempo de 1min36s263, enquanto a quarta colocação foi conquistada pelo australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, com 1min36s623.
O finlandês Kimi Raikkonen, que vem sendo superado com tranquilidade pelo seu companheiro de Ferrari neste Mundial, exibiu poder de reação ao obter o quinto lugar, com 1min36s703, se posicionando logo à frente do alemão Sebastian Vettel, que cronometrou 1min36s921 com a Red Bull.
Já o brasileiro Felipe Massa, que havia cravado a pole do GP da Áustria, há duas semanas, começou mal os treinos em Silverstone. Ele acabou abandonando a atividade depois de bater forte com sua Williams após dar apenas sete voltas na pista. Ele perdeu a direção do seu carro após passar por cima de uma zebra, rodar e bater em um muro do circuito.
O acidente danificou bastante o monoposto do brasileiro, que perdeu os 46 minutos seguintes do treino e voltou andando aos boxes de Silverstone, fechando depois a sessão em 17º lugar com o tempo de 1min39s461. Ainda é incerta a participação do piloto no segundo treino livre desta sexta, marcado para começar às 10 horas (de Brasília), tendo em vista as avarias acumuladas.
SUSIE WOLFF FAZ HISTÓRIA – Se Massa bateu forte, a britânica Susie Wolff fez história nesta sexta ao simplesmente participar do primeiro treino livre. Reserva da escuderia inglesa, ela substituiu o finlandês Valtteri Bottas, companheiro do brasileiro na Williams, e ficou no 21º e penúltimo lugar da sessão, com o tempo de 1min44s212. Ela só ficou à frente do venezuelano Pastor Maldonado, da Lotus, que deu apenas duas voltas e não registrou tempo.
Ao entrar na pista, Wolff se tornou a primeira mulher a participar de um final de semana de corrida da Fórmula 1 em 22 anos. Entretanto, ela só conseguiu dar quatro voltas após o motor da sua Williams apresentar problemas, poucos minutos depois de Massa ter sofrido o seu acidente.
Bem à frente de Wolff neste primeiro treino, o inglês Jenson Button (McLaren), o russo Daniil Kvyat (Toro Rosso), o francês Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) e o dinamarquês Kevin Magnussen (McLaren) fecharam, nesta ordem, o grupo dos dez primeiros colocados.