Madri – Os dois maiores astros do futebol brasileiro no exterior, Ronaldo e Ronaldinho Gaúcho, ouviram o canto da sereia: o atacante do Real Madrid concordou em adotar a cidadania espanhola, enquanto o meia do Barcelona aceitou um convite para atuar em uma peça de teatro na Catalunha. Com a dupla nacionalidade de Ronaldo, o Real Madrid ganhará uma vaga extra para jogadores fora da Comunidade Européia. A sugestão partiu do presidente do Real, Florentino Perez, que se reuniu com representantes do craque. Com a nova lei, os brasileiros que têm pelo menos dois anos de residência fixa no país podem requerer a nacionalidade espanhola.

A situação não é inédita no clube madrilenho: o lateral Roberto Carlos já é quase espanhol. Mas o caso dele só será resolvido no início de 2005, porque há uma cláusula no contrato que prevê que o lateral perderia um milhão de euros no caso de não obter a nova nacionalidade até o final da temporada.

Ronaldo e Roberto Carlos não são os únicos jogadores brasileiros a adotar dupla nacionalidade na Espanha. Desde que a Lei Bosman entrou em vigor, permitindo a livre circulação de jogadores nos países da Comunidade Européia, outros atletas aproveitaram para requerer nova nacionalidade. Foi o caso do zagueiro Donato, ex-Atlético de Madrid e Deportivo La Coruña, e do atacante Catanha, atualmente no futebol russo, que chegaram inclusive a defender a seleção da Espanha.

Já Ronaldinho Gaúcho ainda não recebeu convite para se naturalizar, mas aceitou atuar em uma nova atividade extracampo: o teatro. O craque da seleção brasileira e do Barcelona vai participar de uma peça de um grupo catalão de teatro, no próximo dia 3, como parte das comemorações do 25.º aniversário de fundação do grupo teatral El Tricicle. “Vou passar mal, já que sou muito tímido”, admitiu Ronaldinho.

Ele, porém, se animou ao saber que terá de brincar com uma bola no palco: “Perfeito. Se há uma bola, não teremos nenhum problema, com ela eu me sinto bem, seja onde for, sem timidez, nem nada”, garantiu. O grupo catalão é conhecido por representar peças de conteúdo humorístico, sem palavras. Ronaldinho já participou dos primeiros ensaios. Outros atletas vão participar dos festejos. Um deles é o búlgaro Hristo Stoitchkov.

continua após a publicidade

continua após a publicidade