Está confirmado. Ronaldo viajou com a delegação do Corinthians-SP e estará em campo hoje, às 21h50, contra o o Atlético, na Baixada. Pela primeira vez, o Fenômeno enfrentará um clube paranaense. Mas o gramado da Arena não é terreno desconhecido para o artilheiro.

continua após a publicidade

Vestindo a camisa da seleção brasileira, Ronaldo esteve em ação no estádio atleticano há dez anos. Foi no dia 26 de junho de 1999, quando o Brasil enfrentou a Letônia, em amistoso comemorativo à inauguração da Arena da Baixada.

Na época, o Fenômeno jogava pela Inter de Milão, da Itália, e era reconhecido como o jogador mais valioso do planeta. Em campo, ele não passou em branco: marcou o terceiro gol na vitória brasileira por 3 a 0. O meia Alex, e o lateral-esquerdo Roberto Carlos completaram o placar daquela partida.

Mesmo assim, sua atuação desapontou as quase 30 mil pessoas que foram à Baixada. Na maior parte do jogo, o artilheiro esteve disperso e entregue à marcação. O gol foi um presentaço do meia Alex, o craque da partida.

continua após a publicidade

Naquele dia, Ronaldo atuou ao lado de um parceiro de ataque até então inédito. O jogo marcou a estréia de Ronaldinho Gaúcho pela seleção principal. O técnico era Vanderlei Luxemburgo.

No Pinheirão

continua após a publicidade

Além do amistoso, Ronaldo só jogou em Curitiba mais uma vez. No dia 18 de novembro de 2003, pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o Brasil empatou com o Uruguai em 3 a 3. E dessa vez, o Fenômeno dobrou a conta.

Foi um jogaço, que começou com o Brasil arrasador. Kaká e Ronaldo fizeram 2 a 0 no 1.º tempo. O Uruguai reagiu e conseguiu a virada, em tarde inspirada de Forlán. Mas já aos 42’, Ronaldo apareceu de novo para decretar o empate.

Inédito

O jogo de hoje será o primeiro que Ronaldo fará contra um clube paranaense. Durante a curta carreira que fez no Brasil, jogando pelo Cruzeiro, entre 1993 e 94, o Fenômeno não teve a oportunidade de enfrentar times do Estado.

Será também o primeiro confronto do atacante contra um clube da 1.ª divisão nacional, fora de São Paulo, desde sua chegada ao Timão. Até agora, ele só jogou pelo Campeonato Paulista e contra o Itumbiara-GO, pela Copa do Brasil.