Rio – O balanço de final de ano de Ronaldo não é muito positivo. Convive com a má fase do Real Madrid e não ganhou nenhum título, nem mesmo com a seleção brasileira – não estava no grupo que venceu a Copa das Confederações. Mas ele promete arrebentar em 2006, principalmente na Copa do Mundo da Alemanha.

continua após a publicidade

Ontem, durante evento no Rio, Ronaldo revelou que planeja voltar a ser o melhor do mundo, numa briga sadia com Ronaldinho Gaúcho, o atual dono do prêmio. E que o Mundial da Alemanha é o melhor caminho para isso.

?A melhor hora (para arrebentar) é essa, na Copa. Mas, como sempre foi em minha vida, para chegar lá em cima nunca precisei passar por cima de ninguém?, disse Ronaldo, lembrando da disputa ?saudável e amiga? com Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona. ?Quanto mais brasileiros se destacarem melhor será para a nossa seleção?.

Foi justamente em 2002, quando foi decisivo na Copa da Coréia/Japão, que Ronaldo ganhou pela última vez o prêmio de melhor jogador do mundo – já venceu três eleições da Fifa. Na ocasião, ele tinha sido artilheiro do Mundial, com oito gols, e ajudou o Brasil a ser campeão.

continua após a publicidade

Ronaldo também comentou a atual fase de seu clube no Campeonato Espanhol. Destacou que, no momento, o Barcelona é um time superior ao Real Madrid. Mas, em seguida, mandou um recado para os rivais, ao lembrar que o futebol é uma incógnita e só no final da disputa será conhecido o vencedor.

Boa ação

Na manhã de ontem, Ronaldo aproveitou as férias e vestiu a camisa de um novo time: o da Cruz Vermelha. Em evento realizado na sede da instituição, no Centro do Rio, o jogador se tornou o voluntário número 1 da nova campanha do organismo internacional para o cadastramento de pessoas dispostas a colaborar em causas humanitárias.

continua após a publicidade

?Tive uma infância difícil mas, graças a Deus, nunca faltou comida e educação.

E no mundo de hoje nós vemos coisas tristes. Por isso, as pessoas que têm credibilidade precisam passar mensagens positivas?, afirmou Ronaldo, ao explicar porque aderiu à campanha ?Sou Voluntário?, que integra o início do calendário de comemoração pelos 100 anos da Cruz Vermelha Brasileira, a serem completados em 2008. ?Tento fazer a minha parte.

Dar a minha contribuição para que o mundo seja melhor?, completou o Fenômeno, que volta amanhã para a Espanha.