Bastante otimista com sua recuperação da cirurgia no joelho esquerdo, realizada no dia 14 de fevereiro, Ronaldo faz planos para o futuro no futebol. Ele ainda não tem prazo para voltar aos gramados, o que só deve acontecer em 2009, mas já avisou que deseja defender o Flamengo quando estiver liberado para jogar novamente.

continua após a publicidade

Em entrevista publicada nesta terça-feira (8) no jornal italiano Gazzetta dello Sport, Ronaldo explicou que a passagem pelo Flamengo, seu time de coração, seria uma forma de poder recuperar seu melhor nível. Aí, depois, ele teria condições de retomar a carreira no futebol europeu.

"Gostaria de começar a jogar no Brasil com o Flamengo, antes de pensar na Europa e no Milan, onde sempre terei as portas abertas mas onde também devo estar em bom nível para jogar", afirmou o atacante brasileiro de 31 anos, que tem contrato com o clube italiano até o próximo dia 30 de junho.

A diretoria do Milan já manifestou publicamente o desejo de renovar o contrato de Ronaldo, que, se tudo der certo na recuperação, só deve voltar a jogar no ano que vem. Mas, como admitiu nesta entrevista, o atacante não parece disposto a aceitar o novo acordo com o clube italiano no momento. Primeiro, prefere fazer uma espécie de teste no Flamengo.

continua após a publicidade

De qualquer maneira, o Flamengo sonha com a chance de contar com Ronaldo. Como o próprio jogador admitiu anteriormente a vontade de defender seu time de coração algum dia, a diretoria flamenguista fala há bastante tempo sobre os projetos para contratá-lo. E agora esse desejo pode se transformar realidade.

Recuperação

continua após a publicidade

Ronaldo chegou a duvidar da continuidade de sua carreira, depois de mais uma grave contusão no joelho – em 2000, passou por cirurgia similar no direito. Mas agora, diante da boa recuperação, parece confiar no retorno aos gramados. Mesmo porque, ele fez alguns exames na semana passada, com a equipe médica que realizou sua operação, em Paris, e os resultados foram muito bons.

"Foram feitas uma ressonância magnética e uma ecografia. Os exames mostraram que o processo de cicatrização é mais rápido que a gente imaginava e que o tendão está muito bem", disse o fisioterapeuta particular de Ronaldo, Bruno Mazziotti. "Os primeiros 45 dias eram os mais críticos e ele passou por isso muito bem."

"Por enquanto, está tudo bem", admitiu Ronaldo. "Devo me recuperar completamente, inclusive para jogar com os amigos na praia e ter uma vida normal. Os médicos em Paris, nos últimos exames, me deram a esperança e as garantias de que eu precisava. O joelho está muito melhor do que estava na outra cirurgia (em 2000)."

Mas, para voltar aos gramados, Ronaldo tem se dedicado entre quatro a cinco diárias de fisioterapia, cumprindo todas as determinações médicas. "Não posso imaginar minha vida sem o futebol. Nas primeiras semanas (após a contusão), estava destruído fisicamente e psicologicamente, mas percebi os progressos e tudo voltou ao normal", revelou o jogador.