Barcelona – Depois de ficar mais de uma semana sem jogar, perdendo jogos do Barcelona e também o amistoso da seleção brasileira contra Portugal, Ronaldinho Gaúcho foi o grande nome da vitória por 2 a 0 de sua equipe contra o Racing Santander. Ele fez os dois gols do resultado, que deixou o time isolado na liderança do Campeonato Espanhol, com 46 pontos, três a mais que o Sevilla, que no sábado ficou no empate sem gols no clássico local com o Bétis.
O jogo, muito equilibrado, começou melhor para a equipe visitante, que teve um pênalti desperdiçado na primeira etapa: Belletti empurrou Juanjo dentro da área, e na cobrança Valdés pegou o chute de Garay. O lance despertou o Barcelona, que partiu para cima e quase abriu o placar numa tabela de Belletti com Deco. Saviola também perdeu boa chance nos minutos finais.
A estrela de Ronaldinho voltou a brilhar no segundo tempo.
Ele abriu o placar aos 5 minutos, em cobrança de falta, e aos 21 marcou o segundo como um verdadeiro centroavante: Deco alçou bola na área e o camisa 10 se antecipou ao goleiro do Racing. No fim do jogo, Ronaldinho fez bela jogada e cruzou para Giuly, que desperdiçou o terceiro gol cabeceando para fora.
Messi e Eto?o
Além da vitória, a torcida do Barcelona comemorou a volta do argentino Messi, que estava sem jogar desde novembro, por causa de uma fratura no pé direito.
Mas nem tudo foram flores para o time catalão: Eto?o, outro recém-recuperado de lesão, se recusou a obedecer a ordem do técnico Frank Rikjaard e entrar em campo – como havia feito na semana passada, no empate sem gols com o Osasuna. Foi o próprio Rikjaard quem contou isso, na coletiva após a partida.
Além do empate do Betis, outro resultado bom para o Barça no fim de semana foi a derrota do Valencia, que levou 3 a 0 do Getafe, fora de casa, e parou nos 39 pontos, em quarto, atrás do Real Madrid – e ao lado do Atlético de Madrid, que venceu o Athletic Bilbao por 1 a 0.