Genebra – Ronaldinho Gaúcho está mais uma vez entre os três finalistas para receber o prêmio da Fifa de melhor jogador do mundo. O brasileiro do Barcelona, que já venceu o troféu duas vezes (em 2004 e 2005), concorrerá ao tri ao lado do ex-jogador francês Zidane e de Cannavaro, capitão da Itália campeã do mundo e ganhador da Bola de Ouro deste ano, dada pela revista France Football ao melhor jogador da Europa.
Os três jogadores foram selecionados de uma lista de 30 estrelas, que incluía ainda Kaká e Henry, dois nomes que vinham sendo citados nos últimos meses como possíveis finalistas para o prêmio dado pela Fifa, mas que ficaram de fora. A votação é feita com técnicos e capitães de seleções e o resultado final será divulgado no dia 18 de dezembro, em um evento de gala da Fifa na Ópera de Zurique.
Apesar de seu desempenho frustrante durante a Copa do Mundo e que gerou muitas críticas, Ronaldinho ajudou o Barça a ser campeão da Espanha e da Liga dos Campeões da Europa no primeiro semestre do ano. Nas últimas semanas, o brasileiro voltou a se destacar no Campeonato Espanhol e recebeu o prêmio de melhor jogador do mundo na temporada 2005/2006 pelo Sindicato Internacional de Futebolistas Profissionais (FIFPro).
Apoio
Até Pelé já deixou claro, em uma entrevista ontem a uma TV de Cingapura, que votaria em Ronaldinho como melhor do mundo. Se vencer, o brasileiro se igualará a Ronaldo, com três troféus de melhor do ano. Ele será o único, porém, a ganhar em três vezes seguidas. Ronaldo, que nem sequer aparece na lista preliminar de melhores do ano, ganhou o troféu em 1996, 1997 e 2002.
Mas o Fenômeno estará no evento promovido pela Fifa, já que se tornou o maior artilheiro de todos os mundiais, ao fazer seu 15.º gol na Alemanha.
A seleção brasileira, que deu vexame na Copa, será homenageada pelo fair play.