O Atlético confirmou ontem a contratação do zagueiro boliviano Ronald Raldez, de 23 anos. O jogador, que estava no Rosario Central, da Argentina, chega com contrato assinado até o final do Campeonato Brasileiro e preferência para permanecer na próxima temporada. Além dele, o volante Dinda, de 32 anos, faz teste no CT do Caju e é outro que também poderá ser contratado. A diretoria não descarta ainda a possibilidade de trazer mais reforços para a equipe no Nacional.
Enquanto um chega, outro deverá deixar o CT. O zagueiro Rogério Correia está arrumando as malas para deixar o CT do Caju. A diretoria ainda não confirma, mas ele deverá se transferir para um clube do exterior.
A apresentação de Raldez está programada para hoje à tarde. Na semana passada, o jogador realizou exames físicos e médicos no CT do Caju, passou o final de semana em Santa Cruz de la Sierra e retorna para se integrar ao elenco rubro-negro. Depois de começar a carreira no Destroiers e passar pelo Oriente Petrolero, ambos da Bolívia, o jogador ganhou projeção pelo Rosario Central e na seleção de seu país,referências que o trouxeram para a Baixada.
“Ele sempre foi titular do Rosario Central, titular absoluto da seleção boliviana, que disputou a Copa América. Vimos ele em fitas e mandamos olheiros para vê-lo jogar e as informações nos agradaram”, disse Alberto Maculan, diretor de futebol. Segundo o dirigente, o jogador chega emprestado e com a possibilidade de compra no final do ano. “Ele vem emprestado, dentro dos padrões do Atlético e, no fim do ano, se ele tiver desempenhado bem e nos agradar aí nós temos a opção da compra”, informou.
Como vinha atuando, ele já está em condições de entrar em campo e jogar. No entanto, segundo o dirigente o maior problema vai ser liberar a documentação para que ele possa atuar. “É uma documentação que tem que ir até Brasília. O nosso advogado vai até lá, esta semana, já levando a papelada dele e tem todo aquele processo burocrático envolvendo um jogador que vem de fora”, explicou Maculan. Ele acredita que Raldez possa ter condição de jogo para a semana que vem.
Outro reforço que também continua fazendo testes no CT do Caju é o volante Dinda, que estava no Marítimo, de Portugal. Além desse atleta em teste, o Rubro-Negro continua de olho em jogadores com currículo mais expressivo. “Tem alguns jogadores que sempre nos oferecem e, se forem bons, atenda ao técnico e atenda ao clube, podem ser contratados”, apontou. Sobre a possibilidade da contratação do volante Amaral, Maculan desconversou. “Estão falando no nome do Amaral, mas eu, pessoalmente, não estou participando”, finalizou.
Levir diz que quer show e não muda tática
O Atlético passou a viver uma gangorra nas últimas partidas, mas para o técnico Levir Culpi o mais importante é jogar bem e bonito. Ao contrário de outros treinadores, que priorizam o resultado, para o profissional rubro-negro, o placar é o de menos e é isso que o torcedor deve esperar do Rubro-Negro ao longo do Campeonato Brasileiro. Mesmo com as goleadas sofridas e com sua tática não dando certo em alguns jogos, Levir garante que não vai mudar seu estilo porque precisa sentir prazer para continuar trabalhando.
“Eu não cobro resultado dos jogadores. Eu quero é ter prazer na minha profissão. É claro que se você mantiver uma média de boas atuações, a lógica vai te dar bons resultados”, aponta Levir. Segundo ele, quando o time atua bem a satisfação é maior e ele pode dormir tranqüilo. “Vocês viram o jogo do Brasil com a Argentina. Eu acho que o pessoal da Argentina tem que dormir tranqüilo, pelo menos. Foram infelizes com o resultado, mas jogaram bem, uma boa partida”, compara. De acordo com ele, a única partida decepcionante do Furacão foi contra o Internacional. “O problema é quando você faz uma partida como aquela do Inter. Você fica inoperante, apático e toma um saco ainda. Essa não dá para aceitar”, analisa. No entanto, ele sabe que os resultados são importantes para o prosseguimento do trabalho. “O que nos leva para frente são os resultados. Independente disso, a nossa equipe tem feito boas apresentações dentro de casa e, agora, mais do que nunca, nós vamos precisar disso”, finaliza.
Time
Levir Culpi comanda hoje à tarde o treinamento apronto para a partida de amanhã contra a Ponte Preta, às 20h30, na Arena. O zagueiro Fabiano, que continua sentindo uma contratura na coxa esquerda, e o atacante Washington, com dores no tornozelo direito, são as dúvidas para a partida. Se eles não puderem jogar, Ígor e Ilan, respectivamente, em princípio, entram na equipe.