O holandês Ronald Koeman trocou de clube na elite do futebol inglês. Nesta terça-feira, o Everton anunciou a contratação do treinador, que estava no comando do Southampton e ainda não definiu o nome do seu substituto, apenas explicando que já iniciou a busca pelo seu sucessor.
Koeman, de 53 anos, ainda tinha contrato com o Southampton, válido pela próxima temporada. O holandês, aliás, dirigiu o clube em dois anos, o conduzindo a terminar o Campeonato Inglês em sétimo lugar, na sua primeira temporada, e em sexto, na sua última.
“O Everton é um clube com uma grande história e uma ambição real, e é um orgulho me sentir como parte do queremos e vamos fazer”, disse Koeman, após assinar um contrato válido por três anos com o Everton.
O clube do noroeste da Inglaterra, que demitiu Roberto Martínez no mês passado e ficou apenas em 11º lugar no torneio nacional, passou a ter maior poderio financeiro depois de ter sido recentemente adquirido pelo empresário iraniano-britânico Farhad Moshiri.
“Estamos realmente satisfeitos por ter assegurado o homem que era o nosso alvo número 1 no momento em que partimos para buscar um novo técnico”, disse o presidente Bill Kenwright. “Ronald tem um forte histórico no futebol, adquirindo instantaneamente respeito pelo que ele conseguiu como jogador, e pelas suas qualidades e realizações como técnico”, acrescentou.
Koeman possui experiência como treinador em vários clubes da Europa, tendo vencido o Campeonato Holandês duas vezes pelo Ajax e uma pelo PSV Eindhoven, além de ter sido campeão da Copa do Rei pelo Valência.
Como jogador, venceu a Liga dos Campeões pelo PSV, em 1988, e pelo Barcelona, em 1992. Além disso, disputou 82 partidas pela seleção da Holanda e conquistou o título da Eurocopa em 1988.