O índice olímpico para Ronald Julião parecia apenas questão de tempo diante da evolução do paulista na temporada. E a marca veio na noite deste sábado, quando o brasileiro obteve 63,01m no lançamento de disco, superou um centímetro o índice exigido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e se garantiu nos Jogos de Londres.

continua após a publicidade

A marca veio no Long Beach Invitational, na Califórnia. Ronald, atleta da BM&FBovespa, está fazendo camping nos Estados Unidos e já havia ficado muito perto do índice olímpico na quinta-feira, em Chula Vista, San Diego, quando lançou o disco a 62,97m. Ele ainda disputará outras três competições em solo norte-americano nos próximos dias.

“Foi uma experiência muito boa porque aqui estão vários dos melhores lançadores do mundo. Tem sido importante ver como eles treinam, que não é tão diferente de nós e que podemos chegar lá”, comentou Ronald, de 27 anos, que vai para sua primeira olimpíada.

Em Long Beach, Ronald está acompanhado do seu técnico, João Paulo, do ex-atleta Leonardo Johnson, e também do campeão olímpico Joaquim Cruz, ambos radicados em San Diego, onde está acontecendo o treinamento do lançador. “O apoio do João Paulo (seu treinador) foi fundamental para conseguir o índice na minha última tentativa. Ele sempre acreditou e eu fui lá”, destacou Julião.

continua após a publicidade

Ronald é o 13.º brasileiro a garantir o índice olímpico no atletismo, o primeiro em provas de campo. De resto, são dois velocistas, seis saltadores e cinco maratonistas. Julião é o 21.º colocado do ranking mundial no disco

OUTROS RESULTADOS – Geisa Coutinho é outra atleta brasileira que está treinando e competindo nos Estados Unidos. Nos 400m, prova que é sua especialidade, ela conquistou um quarto lugar em Walnut, com 52s72 e venceu em Claremont, com 52s71. A atleta está longe do índice olímpico brasileiro para a prova, que é de 51s17.

continua após a publicidade

Nos 100m, Geisa também ficou em quarto em Walnut (11s51) e venceu em Claremont (11s81), acima do índice olímpico de 11s22. Ela também obteve um sétimo lugar nos 200m em Walnut.

No Brasil, a competição mais importante do fim de semana aconteceu no Ibirapuera. Ali, Augusto Dutra Oliveira saltou 5,45 no salto com vara, bateu seu recorde pessoal, e ficou a 17cm do índice olímpico. No arremesso de peso, Geisa Arcanjo não repetiu os bons resultados recentes e marcou 17,46m, ficando a mais de um metro do índice.