A edição de 2010 da Copa Hopman de tênis começou surpresa neste sábado. Mesmo contando com o ex-número 1 do mundo Lleyton Hewitt, a anfitriã Austrália foi derrotada pela Romênia por 2 a 1 na série melhor de três jogos.
A equipe romena abriu o confronto com vantagem, depois que Sorana Cirstea – 45ª no ranking da WTA – surpreendeu Samantha Stosur, 13ª, ao fazer 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/4 e 6/3.
Na partida seguinte, Hewitt recolocou a Austrália no páreo, ao superar Victor Hanescu, também em três sets, com 3/6, 6/3 e 7/6 (7/2).
A decisão da vitória no confronto aconteceu na partida de duplas mistas. Hewitt e Stosur não conseguiram superar Hanescu e Cirstea, e foram derrotados por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/1.
Austrália e Romênia estão no Grupo A da Copa Hopman, ao lado de Espanha (representada por Maria Jose Martinez Sanchez e Tommy Robredo) e Estados Unidos (Melanie Oudin e John Isner).
No Grupo B estão Rússia (Elena Dementieva e Igor Andreev), Grã-Bretanha (Laura Robson e Andy Murray), Alemanha (Sabine Lisicki e Philipp Kohlschreiber) e Casaquistão (Yaroslava Shvedova e Andrey Golubev).
Todas as equipes jogam entre si dentro de seus grupos e as campeãs de cada chave fazem a final no próximo sábado.