O judoca Rogério Sampaio está em Curitiba. O campeão olímpico entre os meio-leves, em Barcelona 1992, ministrou uma clínica na noite de ontem no Colégio Positivo, unidade Ahu (Jardim Ambiental), durante a qual o foco foi repassar aos participantes exemplos de golpes, táticas, estratégias para a prática do esporte.
Hoje, ele será uma das atrações da 14.ª Copa Positivo de Judô, organizada pelo professor Luís Henrique Vilalba Moreira, um dos responsáveis pela longevidade do evento. A copa, inicialmente prevista para receber 300 atletas, encerrou suas inscrições na tarde de ontem com 400 participantes. ?Parte deles porém, são crianças entre 3 e 6 anos, que irão ter apenas um contato com o tatame. A parte competitiva vai reunir crianças entre 7 e 14 anos?, explicou o professor Zair Cândido de Oliveira Neto, supervisor de cultura e esporte do colégio.
Desde que parou de competir, Rogério se dedica a passar sua exepriência em eventos como o de ontem à noite. Somente em 2003, ele esteve numa clínica em Santo Domingo, antes do Pan, e depois realizou um evento nos EUA, onde falou a judocas que participaram do Aberto dos EUA. ?Sempre que ministro uma clínica, há uma troca de saberes?, pondera Sampaio.