Roger Federer, três anos como número 1

São Paulo – Roger Federer completou ontem três anos de reinado no tênis, como líder do ranking mundial, e está prestes a bater um novo recorde: maior número de semanas seguidas como número 1. Esta marca ainda pertence ao norte-americano Jimmy Connors, com 160 semanas, mas o tenista suíço irá alcançá-la em pouco menos de um mês, independente de resultados que tiver em quadra nesse período.

Mesmo porque, Federer tem tantos pontos na frente do segundo colocado, o espanhol Rafael Nadal, que mesmo sem jogar vai manter-se na primeira colocação do ranking mundial do tênis, pelo menos, até março.

A conquista da liderança do ranking aconteceu justamente depois do primeiro título de Federer no Aberto da Austrália, no dia 2 de fevereiro de 2004. Na época, o líder era o norte-americano Andy Roddick, que foi ultrapassado pelo suíço.

Na época, Federer conquistava o 11.º título de sua carreira. Agora, depois de três anos de reinado, ele já foi campeão 46 vezes, sendo 10 em torneios de Grand Slam -só no Aberto da Austrália, venceu também em 2006 e 2007.

O mais impressionante é que neste período na liderança do ranking, Federer perdeu apenas 15 jogos. Entre os que conseguiram tal feito está o brasileiro Gustavo Kuerten – os outros foram Rafael Nadal, Albert Costa, Richard Gasquet, Andy Murray, Marat Safin, Tomas Berdych, David Nalbandian, Dominik Hrbaty e Tim Henman.

Federer, inclusive, não perde um jogo oficial desde o Masters Series de Cincinnati, em agosto do ano passado. Com isso, está invicto há 36 jogos, a dez do recorde do argentino Guillermo Vilas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo