Em busca do bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos, a equipe de saltos do hipismo brasileiro estreia na quarta-feira no Pan de Guadalajara. E tem como principal arma o campeão olímpico Rodrigo Pessoa, que irá exercer uma dupla função na competição: será cavaleiro e técnico do time do Brasil.
“Eu sempre fiz um pouco esta função (de técnico) durante as competições, mas agora está oficializado. O time vem treinando bem e acredito que temos tudo para fazer uma boa competição e brigar pela medalha”, afirmou Rodrigo Pessoa, que foi campeão olímpico da prova individual de saltos nos Jogos de Atenas, em 2004 – também foi bronze por equipes nas edições de Atlanta/1996 e Sydney/2000.
Principal cavaleiro brasileiro, Rodrigo Pessoa também tem três medalhas do Pan no currículo, inclusive a dos Jogos do Rio, em 2007, quando o Brasil foi ouro por equipes – ele também estava na vitória por equipes em Mar del Plata/1995 e ainda foi prata na disputa individual há quatro anos.
No Pan, Rodrigo Pessoa vai liderar uma equipe bastante experiente, que, inclusive, já está classificada para a Olimpíada de Londres, em 2012. Além dele, os outros cavaleiros do Brasil são Doda Miranda, Bernardo Alves e Karina Johannpeter, todos medalhistas na história dos Jogos Pan-Americanos.