Roddick vai à final e adia sonho britânico em Wimbledon

O sonho britânico de comemorar um título em Wimbledon foi adiado mais uma vez. Nesta sexta-feira, o escocês Andy Murray perdeu para o norte-americano Andy Roddick por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 4/6, 7/6 (9/7) e 7/6 (7/5), na semifinal. Assim, o tabu de conquistas de britânicos em seu torneio mais tradicional continua. O último tenista da casa a ser campeão no All England Club foi Fred Perry, em 1936.

Na final, Roddick terá pela frente o suíço Roger Federer, que passou por Tommy Haas. O norte-americano tem um histórico desanimador no confronto com o próximo rival – em 20 partidas, venceu apenas duas vezes. Em Wimbledon, foram três encontros, sempre com vitória do suíço: na semifinal em 2003 e nas decisões de 2004 e 2005.

Para alcançar sua terceira final na grama londrina, Roddick jogou muito bem nos momentos decisivos, algo fundamental em uma partida extremamente equilibrada. O melhor jogo do norte-americano apareceu justamente nos tie-breaks, quando Murray mostrou mais nervosismo e sucumbiu à pressão.

O escocês, aliás, fez sua melhor campanha em Wimbledon e tornou-se o melhor representante britânico no torneio desde Tim Henman, também semifinalista em 1998, 1999, 2001 e 2002. Mas, novamente, o peso de um tabu histórico e os holofotes da mídia atrapalharam o desempenho de um tenista da casa. Se o último título foi em 1936, a final mais recente aconteceu em 1938, com Bunny Austin.

Mesmo sem a presença de um britânico, a decisão de domingo continua sendo histórica. Afinal, Roger Federer entrará em quadra na busca por seu 15º título de Grand Slam. A marca, se alcançada, deixará o suíço no topo da lista de campeões dos maiores torneios; atualmente ele divide o primeiro lugar com Pete Sampras.

Para Roddick, a decisão pode significar o primeiro título em Wimbledon e o fim de uma longa escrita sem troféus nos Grand Slam. O único título do norte-americano em um dos principais torneios do circuito foi em 2003, jogando em casa, no US Open.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo