Os tenistas norte-americanos garantiram três das quatro vagas nas semifinais do ATP de San Jose, na noite desta sexta-feira. Favorito, Andy Roddick despachou o alemão Tommy Haas, enquanto James Blake derrotou o compatriota Sam Querrey e Mardy Fish eliminou o argentino Juan Martin Del Potro.
Jogando em casa, na Califórnia, Roddick, número 6 do mundo, conquistou vaga na sua terceira semifinal em 2009 ao bater Haas por 2 sets a 0, com parciais de 7/5 e 6/4. Agora, ele vai enfrentar o checo Radek Stepanek.
Número 21 do ranking, Stepanek bateu o americano Todd Widom por 2 sets a 1, de virada, com direito a uma “bicicleta”. O checo perdeu o primeiro set por 7/5, mas reagiu na sequência e aplicou duplo 6/0 no adversário.
Ainda na sexta-feira, James Blake derrotou Querrey por 2 a 0, com parciais de 7/6 (11/9) e 6/3, apesar do forte saque do compatriota, que anotou 16 aces no jogo. Blake vai encarar na próxima fase Mardy Fish, que surpreendeu Del Potro, número 7 do mundo.
Com um potente serviço, o americano, número 24 do ranking da ATP, aplicou 19 aces e não deu chances ao adversário ao fazer 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4, em 1 hora e 28 minutos de partida.