Não adiantou secar os adversários ontem. Apesar da goleada sofrida pelo Coritiba, os demais resultados da rodada não deram a tranqüilidade que o Atlético gostaria para iniciar mais uma semana de trabalho. Pelo contrário.

continua após a publicidade

As vitórias de Botafogo – 3 a 2 em cima do São Paulo e Fluminense – 3 a 0 em cima do Sport, deixaram a briga pelo descenso ainda mais acirrada e o final do Brasileirão promete muitas emoções.

Faltando apenas duas rodadas para o término da competição praticamente cinco clubes lutam para não integrar o grupo da degola e dentre eles está a dupla Atletiba.

Náutico e Santo André, mesmo com os triunfos alcançados diante de Corinthians e Avaí -respectivamente 3 a 2 e 4 a 2, praticamente carimbaram a passagem para a Série B, pois somente com muitas combinações de resultados eles conseguem se safar. O Sport já está rebaixado.

continua após a publicidade

Assim, resta uma vaga para o descenso e no caminho das equipes paranaenses estarão os cariocas em confrontos diretos e pra lá de decisivos. Por uma ironia do destino a dupla Atletiba terá que se ajudar para não correr o risco de cair.

Aliás, Atlético e Coritiba equivalem sua incompetência nos números. Ambos têm a mesma pontuação e saldo de gols. O time alviverde está na frente do rubro-negro na classificação apenas pelo número de gols marcados – 46 a 40.

continua após a publicidade

A única boa notícia para esses clubes que brigam para não cair é que, dentre eles, um se classificará em 13.º lugar e irá assegurar vaga a Sul-Americana em 2010.

Vida ou morte

O prim eiro grande desafio será do Atlético. O Furacão fará no próximo domingo o “jogo do ano” contra o Botafogo. Os clubes somam 44 pontos, mas o Rubro-Negro tem mais vitórias -12 a 10.

Por isso figura acima na tabela. Nesta decisão, a grande vantagem do time paranaense será o mando de campo. E mais do que nunca, o Atlético precisará do apoio do torcedor que tem correspondido durante toda a temporada independente da campanha.

O confronto de domingo (dia 29) será a última apresentação do Furacão na Arena e, por isso, a conquista dos três pontos é imprescindível para o time não se complicar ainda mais no Brasileirão. “Vamos buscar a vitória contra o Botafogo para sairmos de vez dessa situação incômoda”, resumiu o capitão Paulo Baier.

E assim se desenha uma semana de muito trabalho para a delegação atleticana que definitivamente estará sob pressão. Afinal de contas é o jogo do ano na Arena e não há chance para mais nenhum tropeço como o cometido na última rodada contra o Cruzeiro.