Robinho vence o Torneio de Verão

Atual campeão brasileiro de estrada e da tradicional 9 de Julho, o paranaense Roberson Figueiredo, o Robinho, pedalou forte e garantiu ontem o título do 20.º Torneio de Verão de Ciclismo. O competidor da equipe Scott/ Fadenp/ Marcondes César/ São José dos Campos venceu a etapa final, realizada na Avenida Portuária, em Santos, com um sprint fantástico. Entre as mulheres, a sul-mato-grossense radicada em SP, Luciene Ferreira, da mesma equipe, confirmou o favoritismo, garantindo o bicampeonato.

O grupo de São José dos Campos também comemorou o vice-campeonato na elite masculina de Jean Coloca e o título por equipes, somando quase o dobro dos vice-campeões. "O importante foram os pontos para o ranking nacional. Nossa equipe pedalou muito bem e soube fazer um trabalho em conjunto perfeito, aproveitando as oportunidades", disse Carlos Monteiro, o Carlinhos, técnico da equipe número 1 do ranking brasileiro de 2005.

Na categoria júnior, o também paranaense Carlos Alexandre Manarelli voltou a competir bem ontem e ratificou o 1.º lugar. Na open, a nova equipe A Tribuna/ Unilus comemorou a sua primeira conquista já em nível nacional com o título de Gilmar José Lessa. O evento reuniu 300 ciclistas de 14 estados durante cinco dias e valeu pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo.

Na categoria elite masculina, a Fórmula 1 do Ciclismo, a etapa marcou surpresas. A equipe Scott chegou à etapa decisiva pronta para "defender" a camisa amarela de líder com Jean Coloca. Mas faltando quatro voltas para o término, justamente ele e o vice-líder do torneio, Fabiele Mota, da Flamengo/ São Lucas Saúde/ Americana, caíram no meio do pelotão.

Jean, atordoado, levantou, pegou uma bicicleta de outro atleta e tentou seguir, mas foi obrigado a desistir algumas centenas de metros à frente, porque a bicicleta estava com a roda torta, e ficou torcendo de fora. Fabiele teve a perfeita escolta de toda a sua equipe, que parou totalmente para esperá-lo e "puxá-lo" novamente ao pelotão. Sem Jean, a equipe Scott teve de alterar os planos e Robinho, que além de ser sprintista, tinha pontos para garantir o título, chamou a responsabilidade para si.

Aos 33 anos de idade, Robinho é um dos melhores sprintistas do País. É de Curitiba e defende a equipe de São José dos Campos. "Este ano estou treinando forte para defender os títulos brasileiro e da 9 de Julho", comentou Robinho, que terminou o torneio com 35 pontos, somando dois 3.ºs lugares e uma vitória. Jean Coloca ficou com 33 pontos e Fabiele foi o 3.º colocado, com 29.

Vaga no Pan

Na feminina, Luciene Ferreira garantiu 72 dos 75 pontos possíveis, com a nova vitória em Santos. A atleta natural de Coxim ficou feliz e animada com o bicampeonato. "É muito boa essa sensação e agora vou tentar repetir a dose em outras provas, como a 9 de Julho. Também vou com tudo para o pan-americano de pista, querendo uma vaga para os Jogos Pan-Americanos do Rio", disse a ciclista de 21 anos.

O início no ciclismo foi com o mountain bike, aos 13 anos. "Na speed foi aos 15. Depois vim para São Paulo e desencantei", brincou a sempre sorridente Luciene, que elogiou o bom trabalho de equipe, sobretudo com a experiente Carla Gardenal, bicampeã do torneio. O novo reforço da Memorial-Santos/ Fupes/ Giant, Fabíola Teixeira, também foi um grande destaque. Ela foi vice-campeã em quatro das cinco etapas, terminando como a 2.ª colocada no ranking.

Já na disputa por equipes, a Scott deu um banho, com seus atletas da elite masculina e feminina. Somaram 240 pontos, contra 129 da Peels Capacetes/ Caloi/ Nossa Caixa/ Iracemápolis. A Memorial-Santos ficou em 3.º lugar, com 118 pontos, praticamente metade deles, conquistado por Fabíola Teixeira com o vice na feminina. A Flamengo FC/São Lucas Saúde/ Americana terminou na 4.ª colocação, com 73, e a Extra-Suzano, na seqüência, com 65.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo