A cada rodada, a situação do Paraná Clube ganha novos contornos de dramaticidade. A estreia do técnico Roberto Cavalo não foi suficiente para tirar o marasmo que tomou conta do time, que atingiu a marca de quatro jogos sem vitória.

continua após a publicidade

O 0x0 com o Icasa, em plena Vila Capanema, impediu que o Tricolor abrisse vantagem para a ZR. O clube segue num preocupante 14º lugar, quatro pontos acima da turma da degola.

O desempenho atual já é pior do que o do ano passado em igual momento (27 rodadas disputadas) e o fantasma do rebaixamento voltou a rondar os corredores do clube.

Situação corriqueira desde 2007, quando o Paraná despencou da Série A para se tornar um mero coadjuvante no segundo escalão nacional. Com apenas 33 pontos ganhos, o Tricolor terá que encaixar pelo menos quatro vitórias e um empate para chegar ao “número mágico” de 46 pontos e escapar da guilhotina.

continua após a publicidade

O problema é que o Paraná se depara com uma tabela complicada, justamente num momento de transição no comando técnico. Dos quatro próximos jogos, três serão fora de casa e com equipes com melhor desempenho nesta Série B.

Amanhã o Tricolor vai ao interior paulista para encarar o Guaratinguetá, 10º colocado. Os outros jogos fora são diante do Náutico (12º) e do líder Coritiba (53). Entre esses compromissos, faz um jogo-chave em casa, diante do Brasiliense, em 18º lugar.

continua após a publicidade

“Não há como esconder que nossa missão é apenas nos mantermos na Série B”, admitiu Roberto Cavalo, logo após o frustrante empate com o Icasa. “Temos que dar um jeito nessa instabilidade. Não poderíamos fazer um primeiro tempo tão ruim. Demos sorte de não sairmos perdendo”, reconheceu.

O esquema com três atacantes fracassou e ainda no intervalo o técnico recuperou o 3-5-2, esquema ao qual o Paraná está melhor ajustado. “Não podemos nos deixar levar pela pressão do momento, senão a bola começa a queimar e fica tudo mais difícil”, afirmou Cavalo.

No ano passado, o treinador assumiu o Tricolor também numa situação difícil, mas fechou o ano com 53 pontos e na 10ª colocação. Nas onze últimas rodadas, obteve 4 vitórias, 6 empates e sofreu apenas 1 derrota.

O momento, porém, se mostra mais complicado, pois Cavalo antes de tudo terá que encontrar uma formação equilibrada e competitiva para escapar do sufoco. Vale lembrar que após a parada da Copa, já foram disputadas 20 rodadas e o time só conseguiu emplacar quatro vitórias neste período.