O velejador Robert Scheidt continua tendo bons resultados em competições na Europa. Neste sábado, pelo Campeonato Italiano das Classes Olímpicas, disputado no golfo de Gaeta, em Formia, o brasileiro, ao lado do proeiro Bruno Prada, venceu a única regata da classe Star e lidera a classificação geral, com nove pontos perdidos. A seguir, aparecem os austríacos Hans Spitzhauer e Adi Leuzbeuer, com 11, e os suecos Fredrik Loof e Max Salminen, com 12.
“Por causa dos ventos fortes, corremos apenas uma regata hoje (sábado)”, contou Scheidt. “A prova começou com o vento a 20 nós (37 km/h) e terminou a mais de 30 nós (55,5 km/h), o que tornou a condução do barco muito difícil, principalmente no vento em popa”. As condições do clima provocaram a quebra de alguns mastros, incluindo o do também brasileiro Lars Grael, que disputa o Italiano com o proeiro Ronald Seifert.
“Nós não fizemos um bom início de prova, mas nos recuperamos bastante na segunda volta e conseguimos vencer a regata. Estamos dois pontos à frente dos austríacos e três à frente dos suecos. A classificação está muito embolada e tudo será definido no último dia (neste domingo)”, disse Scheidt.
Para este domingo estão previstas mais três regatas. Os brasileiros torcem para que o vento continue a soprar forte. “Eu e o Bruno (o proeiro Bruno Prada) gostamos de velejar nessas condições”, afirmou Scheidt. Depois do Italiano, a dupla, líder do ranking mundial da classe Star, vai se manter em atividade. “Para mim, quanto mais velejar e competir, melhor. Precisamos acelerar nosso ritmo de competições, pois 2011 será um ano importantíssimo na campanha olímpica para Londres”, lembrou.