Esperança de ouro em Atenas,
Robert é campeão grego.

São Paulo – O heptacampeão mundial da classe Laser, Robert Scheidt, continua invicto em 2004. Ontem, em Atenas, o velejador garantiu o inédito título do campeonato grego e chegou a nove conquistas em nove competições disputadas na temporada.

Scheidt tem como próximo desafio a conquista da terceira medalha olímpica da carreira, em agosto, também em Atenas.

“Deu para vencer mais uma. O campeonato não é uma indicação tão forte devido à ausência de alguns candidatos ao pódio olímpico, mas é sempre bom vencer”, resumiu o iatista, de 31 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Medley Genéricos, Varig e Volvo Car Brasil. “Na verdade, meus principais adversários estavam quase todos aqui. Mas nem todo mundo encarou o campeonato com muita seriedade, alguns preferiram treinar a competir.”

Líder do ranking da Federação Internacional de Vela (Isaf), Robert terminou o campeonato grego com 43 pontos perdidos, contra 44 do português Gustavo Lima e 45 do espanhol Luis Martinez Doreste. Apenas um descarte foi permitido.

Nas duas últimas regatas do campeonato, ontem, Scheidt obteve um oitavo e um sexto lugares. “Foi um dia muito cansativo, novamente com temperatura de 40ºC. Fui oitavo na primeira regata do dia e estava muito mal na segunda, mas dei sorte porque a prova foi anulada por causa dos ventos. Na relargada, cheguei em sexto e garanti o título”, contou Robert.

O título em Atenas é o 109.º da carreira. “O ano não poderia estar melhor. Estou velejando bem, já fiz toda a preparação que podia fazer, e agora é descansar um pouco no Brasil. Volto para Atenas no final de julho e ainda terei a oportunidade de treinar mais um pouco antes dos Jogos”, disse.

Scheidt terminou o campeonato grego com cinco vitórias, um sexto, um oitavo e um 24.º lugares, e descartou a desclassificação da primeira regata de domingo, quando largou escapado.

continua após a publicidade

continua após a publicidade