Robert Scheidt e Bruno Prata, campeões no Ycsa. |
O velejador Robert Scheidt garantiu ontem, terça-feira de Carnaval, o primeiro título de sua carreira na classe Star. Hexacampeão mundial e duas vezes medalhista olímpico de Laser (ouro em Atlanta/1996 e prata em Sydney/2000), Scheidt conquistou ao lado de Bruno Prada a 3.ª Semana Internacional de Vela do Yacht Club de Santo Amaro (YCSA). Na única regata realizada ontem, a dupla terminou na terceira colocação. A prova foi vencida por Alessandro Pascolatto e Ronald Seifert, seguidos por Jorge Zarifi e Paulo André Pomerantzeff.
“Estamos muito felizes pela primeira conquista dessa dupla”, comentou Scheidt, de 29 anos, patrocinado pelo Banco do Brasil, Bingo Augusta e Varig e integrante da Equipe Olímpica de Vela. “Largamos escapado nessa última regata, e isso nos prejudicou. Fizemos uma regata de recuperação e conseguimos garantir o terceiro lugar, que foi suficiente para a conquista do título”, completou.
Nos quatro dias de disputa da Semana Internacional do YCSA, seis das dez regatas programadas aconteceram. Robert e Bruno venceram três, obtiveram um segundo lugar e dois terceiros, sendo que um deles foi descartado. Na classificação geral do campeonato, Scheidt e Prada terminaram com oito pontos perdidos, à frente de Zarif e Pomerantzeff, com nove, e Pascolatto e Seifert com dez.
Essa foi a terceira conquista de Scheidt em três edições da Semana Internacional de Vela do ICSA. Em 2001 e 2002, o iatista venceu na classe Laser. Desta vez, ele optou por participar da Star já de olho em sua próxima competição, a Semana Pré-Olímpica, que acontece de 15 a 22 de março, em Ilhabela.
Com a vitória na Semana Internacional do YCSA, Robert acumula três títulos em 2003: antes, ele já fora campeão brasileiro pela nona vez e também da Semana Pré-Pan-Americana de Vela.
A 3.ª Semana Internacional reuniu 83 barcos, num total de 122 participantes. A competição teve disputas nas classes Star, Laser, Snipe, Finn, Lightning, Optimist, 420, 470, Hobbie Cat 16 e Prancha a Vela.