Após duas semanas de treinamento nas águas chinesas de Qingdao, Robert Scheidt e seu parceiro Bruno Prada seguem confiantes de que sua preparação para as competições da classe Star nas Olimpíadas foi realmente a mais correta. Neste período de adaptação, os iatistas tiveram a oportunidade de treinar sob todos os tipos de vento, do fraco ao mais forte, enfrentando todas as ondas e também a forte correnteza chinesa.
Scheidt, único atleta brasileiro com possibilidade de conquistar o tricampeonato olímpico, afirmou que os treinos mostraram que foi muito importante para a dupla preparar o barco para todos os tipos de condições climáticas. Já adaptada ao fuso horário, a dupla tem treinado ao lado dos principais adversários com o intuito de coletar referências de ve locidade, para ajustes finais no barco brasileiro.
A dupla treina em Qingdao até esta quinta-feira (7) e segue para a cerimônia de abertura da Olimpíada, onde Scheidt irá carregar a bandeira brasileira no desfile pelo estádio Olímpico. As competições da classe Star, que reunirão representantes de 16 países, serão disputadas a partir do dia 15, com duas regatas por dia até o dia 20, com exceção do dia 18, que é reserva. As dez duplas mais bem colocadas nas dez regatas disputarão a Medal Race no dia 21. A vela é o esporte nacional com o maior número de medalhas olímpicas conquistadas em toda a história, com 14 pódios, sendo seis de ouro, duas de prata e seis de bronze.