O Atlético já garantiu vaga na Sul-Americana. O São Paulo só pensa na disputa do Mundial de Clubes. Seria então o jogo do próximo domingo, no Morumbi, apenas um amistoso de luxo? Uma partida só para cumprir tabela?
O histórico do confronto mostra que, com certeza, não.
A tensão que envolveu os dois clubes durante a disputa da final da Libertadores, em julho, ainda está viva na memória das duas torcidas.
E este foi apenas um dos momentos que tornam o duelo entre o Furacão e o tricolor paulista um verdadeiro clássico do futebol brasileiro. Antes, os clubes já haviam se encontrado em decisões pelo Campeonato Brasileiro, em 1983 e 2001, e na seletiva para a Libertadores, em 1999, em jogos sempre marcados por muita polêmica.
Para completar, a partida do primeiro turno, na Arena, também foi cercada por muita animosidade. A contusão de Fabrício, a expulsão do zagueiro Alex e muita confusão nos bastidores da Baixada deixaram ainda mais conturbada a relação entre as equipes.
Do lado do São Paulo, os jogadores já admitiram que o jogo tem mesmo um sabor especial. ?Jogar com o Atlético é sempre conturbado, acontecem coisas como uma conquista especial como foi da Libertadores até os acontecimentos do 1.º turno?, disse o meia Souza ao sítio Lancenet!
A partida vai marcar a despedida do tricolor de sua torcida, antes da disputa do Mundial, e a diretoria do clube paulista está preparando uma grande festa para motivar os jogadores, com promoção no preço dos ingressos.
Já no Atlético, os jogadores tentam evitar qualquer polêmica, mas garantem que não vai faltar motivação para buscar uma vitória. ?Essa rivalidade fica mais por conta do torcedor. De nossa parte, tem um pouquinho, sim. Mas dentro de campo a gente procura esquecer isso e vamos buscar a vitória como em outro jogo qualquer?, diz o meia Evandro.
O centroavante Finazzi não participou da Libertadores, mas sabe do clima que envolve o jogo. ?No jogo aqui de Curitiba, senti sim um sentimento de revanche. Agora, acho que já passou.
Mas vamos tentar mostrar que a gente tinha condições de ser campeão também, como já fizemos no 1.º turno.?
Briga caseira
O que também motiva os jogadores do Atlético para a partida é a disputa com o Paraná Clube pelo ?título?
de melhor clube do Estado no Brasileirão. ?Se a gente terminar na frente deles vai ser muito bom. Eles fizeram um grande campeonato e a gente sabe que isso é importante para a torcida?, diz Finazzi.
O mesmo pensa o técnico Evaristo de Macedo.
?O torcedor quer ver seu time sempre na frente dos adversários. E aqui o pessoal está muito motivado e vamos tentar dar isso para a torcida?, garante.
Situação do Coxa não comove rubro-negros
O drama do Coritiba não entra no CT do Caju. Pelo menos é o que garantem os jogadores do Atlético. Ao contrário dos atletas do Paraná Clube, que admitem a torcida a favor do Cori, os rubro-negros se dizem indiferentes à luta do rival para permanecer na primeira divisão. Os atletas sabem que a torcida rubro-negra está ?secando? o Coxa, mas evocam o lado profissional para deixar esse sentimento longe do elenco atleticano.
?Para mim, é indiferente. Tenho amigos no Coritiba e também no São Caetano. Então, esse lado pessoal faz que não dê para torcer para ninguém?, diz o centroavante Finazzi, que foi um dos principais destaques do Atlético na partida contra o Azulão, no último dia 20.
Nessa partida, chegou-se a especular que o Furacão facilitaria as coisas para o clube paulista, para prejudicar o Coxa. Mas Finazzi garante que isso jamais passou pela cabeça dos jogadores. ?A gente sabe da rivalidade com o Coritiba, mas tenta deixar isso apenas para a torcida?, afirma.
O meia Evandro também diz que não liga para a situação do mais tradicional adversário do Rubro-Negro. ?Não me preocupo muito com isso. Aqui, a gente tenta ficar concentrado apenas nos assuntos do Atlético?, garante.
Mas Evandro deixa transparecer uma certa preferência pela permanência do Coxa na elite. ?Se eles caírem, não vai ter tanta graça, porque não teria clássico no Brasileiro do ano que vem. Como todo jogador gosta de disputar clássicos, acho que não seria bom.
