Rivaldo jogou pouco mais de 20 minutos, nesta quarta-feira, na estréia oficial no Milan, e por pouco não tem a primeira decepção. A equipe italiana perdeu por 2 a 1 para o Slovan, em Liberec (República Checa), mas ainda assim passou para a fase principal da Liga dos Campeões da Europa. Os milaneses haviam vencido por 1 a 0, em seu campo, e foram beneficiados pelo fato de ter marcado fora de casa.

O técnico Carlo Ancelotti esperou até os 25 minutos da etapa final para colocar Rivaldo, no lugar do português Rui Costa. O vice-artilheiro do Brasil no Mundial (5 gols) teve desempenho discreto e mostrou que ainda precisa de tempo para entrosar-se. O Milan saiu na frente, com gol de Inzaghi, aos 20 minutos do primeiro tempo, mas o Slovan virou com Slepicka e Langer, no segundo.  

Outro grande europeu que se garantiu foi o Barcelona, ao bater o Lech Varsóvia, na Polônia, por 1 a 0 (gol de pênalti, de Mendieta) – e com isso ampliou a vantagem dos 3 a 0 do confronto anterior. O Dinamo recebeu o Levski (Bulgária), em Kiev, ganhou por 1 a 0 – gol de Cernat – e também participa da chave principal da competição continental.   

O Bruges sofreu para superar o Shakhtar, da Ucrânia. Houve empate de 1 a 1, como no primeiro jogo, e a vaga foi definida nos pênaltis: 4 a 1 para os belgas. O dinamarquês Brondby hospedou o Rosenborg, da Noruega, perdeu por 3 a 2 e deixou a vaga para o adversário.

O Maccabi Haifa foi a Viena, empatou com o Sturm Graz por 3 a 3 e também segue adiante, pois havia vencido em Israel por 2 a 0. O Newcastle fez pouco mais do que treino de luxo contra o Zeljeznicar (Bósnia), goleou por 4 a 0 e confirmou a vaga mais uma vez.

O Auxerre segurou empate de 0 a 0 com o Boavista, em seu campo, e levou vantagem, depois de vencer em Portugal por 1 a 0. O Basel bateu o Celtic Glasgow por 2 a 0 (Giminez e Yakin) e se classificou. O AEK Atenas também carimbou passaporte ao ganhar novamente do Apoel Nicosia – desta vez por 1 a 0 (3 a 2 no duelo inicial). O Lokomotiv Moscou ficou nos 3 a 3 com o Graz, da Áustria, e também vai em frente. Na terça-feira, haviam se classificado Manchester, Feyenoord, Bayern de Munique, Spartak e Internazionale.

Os grupos serão sorteados nesta quinta-feira, e os 32 times da fase principal estão, em princípio, divididos em quatro níveis, de acordo com o ranking da Uefa. Nível 1 – Real Madrid, Bayern de Munique, Manchester, Barcelona, Valencia, Juventus, Arsenal e Internazionale. Nível 2 – La Coruña, Bayer Leverkusen, Liverpool, Galatasaray, Roma, Lyon, Borussia e Feyenoord. Nível 3 – Milan, PSV, Spartak, Dínamo, Locomotiv, Olympiakos, AEK e Ajax. Nível 4 – Rosenborg, Lens, Newcastle, Bruges, Auxerre, Genk (BEL), Macabi e Basilea (SUI).

continua após a publicidade

continua após a publicidade