A pouco mais de um ano para os Jogos de 2016, o Comitê Rio 2016 definiu o calendário completo dos eventos-teste para a Olimpíada e a Paralimpíada do ano que vem. Nesta quarta-feira, foram divulgadas as 44 competições esportivas que servirão como uma espécie de ensaio para o grande evento principal na capital carioca.

continua após a publicidade

De julho deste ano a maio de 2016, serão 44 competições, sendo 34 olímpicas, seis paralímpicas e quatro mistas, que vão reunir mais de 7.800 atletas na cidade. O objetivo nestes 156 dias é fazer “testes na área de competição e no sistema de resultados, além de integrar os organizadores e treinar as equipes que trabalharão nas instalações durante os Jogos. Mais de 16 mil voluntários participarão da operação”, conforme informou a organização.

“Trabalhamos em parceria com as federações internacionais para desenvolver um calendário de eventos-teste que nos oferecesse as melhores oportunidades de realizar testes vitais na preparação para os Jogos. Assim como os atletas, o Comitê Organizador está treinando e ganhando experiência, com o objetivo de atingir seu ponto mais alto entre agosto e setembro de 2016”, disse Agberto Guimarães, diretor-executivo de Esportes e Integração Paralímpica do Comitê Rio 2016.

O calendário divulgado nesta quarta tem início previsto para julho, quando, entre os dias 14 e 19 de julho, o Maracanãzinho receberá a fase final da Liga Mundial de Vôlei. Este, no entanto, será o segundo evento-teste para os Jogos, uma vez que o primeiro já foi realizado em agosto do ano passado, com a Regata Internacional de Vela, na Baía de Guanabara.

continua após a publicidade

Boa parte dos eventos será organizada pelo próprio Comitê Rio 2016, mas alguns serão disputas de destaque em suas modalidades. Etapas de campeonatos como o Circuito Mundial de Vôlei de Praia e o Grand Prix de Badminton estão previstas, assim como um jogo do Campeonato Brasileiro, ainda a ser definido, em abril do ano que vem. O último evento-teste será o Aberto Internacional de Atletismo Paralímpico, entre os dias 17 e 21 de maio do ano que vem.

Os 44 eventos, estão divididos em três fases, chamadas de “ondas”. A primeira, entre julho e outubro deste ano, é voltada para esportes ao ar livre. A segunda, de novembro a fevereiro de 2016, terá maior concentração em locais fechados. Já a terceira, até maio do ano que vem, servirá para realizar os últimos ajustes gerais.

continua após a publicidade

O Comitê Rio 2016 se apressou em adiantar que nem todos os eventos serão abertos ao público, e a possibilidade de vendas de ingressos será informada conforme as competições forem se aproximando. Alguns eventos ao ar livre, como os de triatlo, vela, maratonas aquáticas e ciclismo de estrada, poderão ser acompanhados pelos fãs gratuitamente.