Os responsáveis pela candidatura olímpica do Rio aos Jogos Olímpicos de 2016 apresentaram nesta sexta-feira seu plano para receber o evento. O projeto da cidade carioca destaca as instalações que a cidade utilizou no Pan de 2007 e promete aproveitar as instalações do Brasil para a Copa do Mundo de 2014.
“O Rio está pronto e chegou o momento”, disse Carlos Arthur Nuzman, ao apresentar o plano perante atletas, políticos e empresários. “Esta cidade, com sua beleza natural, é um cenário igual para organizar a Olimpíada”.
O Rio disputa com Madri, Chicago e Tóquio para sediar os Jogos de 2016. As quatro cidades apresentaram esta semana seu plano ao COI, que anunciará a escolhida no dia 2 de outubro em Copenhague. Um comitê da entidade visitará o Rio entre 29 de abril e 2 de maio.
O projeto do Rio está dividido em 2,8 bilhões de dólares para gastos operacionais, e 14,4 bilhões para gastos não vinculados ao comitê organizador, como construção de instalações esportivas e segurança.
Nuzman destacou que devido ao Pan de 2007 e as obras para a Copa do Mundo de 2014, 56% das instalações necessárias para Olimpíada já estarão prontas. Assinalou ainda que esta é uma vantagem do Rio em relação as outras concorrentes em um momento de crise financeira.
Sergio Cabral, governador do Rio, disse que já é hora da América do Sul receber sua primeira Olimpíada. “Não tenho dúvidas de que as outras três cidades estão prontas para organizar a Olimpíada”, indicou. “Mas, Brasil, Rio de Janeiro e todo nosso povo também estão prontos. Estamos prontos para que a América do Sul tenha sua primeira Olimpíada”.