Com uma vitória de virada por 3 sets a 1, o RJX se sagrou campeão da edição 2012/13 da Superliga Masculina neste domingo ao superar o Sada/Cruzeiro, com parciais de 15/25, 25/18, 25/18 e 25/14. O resultado quebrou um jejum de 32 anos do voleibol do Rio de Janeiro em competições masculinas nacionais e levou à loucura a torcida no Maracanãzinho.
O último título de um time carioca em competições nacionais havia acontecido em 1981, quando o Atlântica/Boavista superou o Pirelli na final e conquistou o Campeonato Brasileiro de Clubes. Já na Superliga Masculina, criada em 1994, nunca uma equipe do Rio de Janeiro havia sido campeã.
O RJX fez valer seu elenco recheado de estrelas para conseguir uma reação impressionante contra o ent ão campeão. A decisão reuniu as duas principais equipes da temporada: os cariocas foram os líderes da primeira fase e só sofreram um revés nos playoffs, para o Vivo/Minas, na semifinal; j á o Sada/Cruzeiro manteve a base campeã em 2011/2012 e teve o mesmo número de derrotas que o rival na primeira fase: quatro.
A cada minuto que se passava no quarto set o RJX se aproximava mais da conquista. A equipe abriu quatro pontos de vantagem logo nos primeiros cinco minutos e só a aumentou, chegando à metade com 16 a 8 e começou a ouvir gritos de “é campeão” da torcida. No fim, a taça foi garantida por Theo, que em ace fechou o jogo em 25 a 14.