Rio de Janeiro será ponto de referência após 2016

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, deseja que, após os Jogos Olímpicos de 2016, a cidade seja um ponto de referência mundial e que os turistas não a visitem apenas por suas belezas naturais, mas também por seus atrativos sociais e culturais.

“Eu quero que aconteça no Rio o mesmo que em Barcelona, que se transforme totalmente e entre nas listas de lugares que é preciso visitar no mundo”, afirmou Paes.

Desde que o Rio foi escolhido como a sede dos Jogos de 2016, Paes não teve descanso. Visitou Barcelona (sede em 1992), Atenas (2004) e Londres (2012), recebeu uma delegação do Comitê Olímpico Internacional (COI) para começar a discutir da preparação do evento, e viajou para Lausanne para aprender de experiências passadas e expor os planos futuros da Cidade Maravilhosa.

Apesar de as obras efetivas no Rio ainda estarem por começar, Paes apontou a renovação da zona portuária ao redor da Praça Mauá e a criação de faixas exclusivas para ônibus como as primeiras ações a desenvolver.

O prefeito do Rio explicou que o objetivo é construir 70 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus, sendo que o primeiros trechos ligariam a Barra da Tijuca, na zona oeste carioca, com a zona norte, além de conectar a Barra – onde ficará a maior parte das instalações olímpicas – ao restante da zona oeste.