A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) divulgou na terça-feira (09) que o Rio de Janeiro será uma das sedes do Grand Prix de 2009, competição feminina equivalente à Liga Mundial masculina. O campeonato, que começa em julho do ano que vem, terá a participação de 12 seleções.
O Brasil, atual campeão e maior conquistador de títulos do torneio na história com sete taças, estreará em casa na competição. Entre 31 de julho e 2 de agosto, o time comandado por José Roberto Guimarães vai encarar na capital fluminense Estados Unidos, Alemanha e Porto Rico.
Depois, entre 7 e 9 de agosto em Macau, na China, enfrentará as chinesas, Polônia e Tailândia. Já nas últimas rodadas da primeira fase, entre 14 e 16 de agosto, a seleção brasileira pega na Coréia do Sul as donas da casa, Alemanha e Japão.
Já a fase final do Grand Prix, que reunirá as cinco melhores seleções da primeira fase e o Japão, será em Tóquio, capital japonesa, entre 14 e 23 de agosto.
