A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o início dos projetos para as Olimpíadas. Com traçado pronto, a via expressa Transolímpica (Barra-Deodoro), porém, ainda não tem definidos locais de estações nem o número de desapropriações. O prefeito Eduardo Paes também lançou curso gratuito para capacitar, até 2014, 20 mil profissionais que atendem turistas.
Das primeiras 4 mil vagas para trabalhadores como taxistas, garçons, recepcionistas, guias e barraqueiros de praia, mil já foram preenchidas – 700 são guardas municipais.
Os primeiros alunos terão 24 horas-aula teóricas e quatro práticas de maio a outubro. O investimento de R$ 1,5 milhão é do Ministério do Turismo. A prefeitura alega que não haverá aulas de idiomas, pois outro projeto do ministério, o Olá, Turista, oferece desde o ano passado Inglês e Espanhol gratuitos a 80 mil profissionais do setor no Rio e em outras cinco cidades-sede da Copa.
No lançamento do traçado da Transolímpica, a prefeitura prometeu ligar a Barra da Tijuca a Deodoro em 30 minutos. Hoje, o trajeto de ônibus é feito em 1 hora e 50 minutos e, de carro, em 55 minutos. O edital será lançado em setembro, para que as obras comecem em setembro do ano que vem e estejam prontas em 2015.
Também não está definido o número de imóveis que serão desapropriados para a Transolímpica, que passará por seis bairros e, ao longo de seus 26 km, terá 18 estações e integração entre seus ônibus com os das outras futuras vias expressas (Transcarioca, ligando Barra a Penha, e Transoeste, Barra a Santa Cruz) e a estação da SuperVia de Deodoro. O preço da passagem será o mesmo do bilhete único: R$ 2,40.
De acordo com Paes, a construção de 4 km de túneis na Transolímpica em Jacarepaguá reduzirá o número de desapropriações, mas não impedirá demolição de centenas de imóveis entre as estradas do Rio Grande e da Boiuna, além do Morro da Asa Branca. As outras demolições seriam na Rua Salustiano Silva, em Magalhães Bastos. A via expressa passará por instalações da PM, em Sulacap, e da Vila Militar, em Deodoro.