A visita da Comissão de Avaliação do Comitê Olímpico Internacional (COI) ao Rio de Janeiro, encerrada hoje (2), teve saldo bastante positivo, avaliou o ministro do Esporte, Orlando Silva. Presidida pela marroquina Nawal El Moutawakel, medalhista olímpica no atletismo em 1984, a comissão iniciou a visita de inspeção à capital fluminense no último dia 27 de abril, para observar as condições para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.
“Na minha opinião, a comissão foi bem atendida, na demonstração da capacidade, da organização, na capacidade de financiamento”, disse o ministro. Segundo ele, entre os 17 temas avaliados pela comissão, “todas as questões feitas foram respondidas, detalhadamente”. Além disso, foram oferecidas garantias adicionais, informou Silva.
“Creio que o Rio de Janeiro fez bem o dever de casa. E continua muito forte nessa disputa”. Ele acrescentou que a conversa sobre o tema da segurança se estendeu por uma hora além do previsto. Também nesse quesito a análise é positiva, de acordo com o ministro.
“Eu diria que o Rio de Janeiro está bem na disputa pelo direito de sediar os Jogos Olímpicos. E São Pedro ajudou”, ele afirmou. Durante todo o período em que os representantes do COI permaneceram na cidade, o sol brilhou. Por isso, o ministro acredita que os membros da comissão do COI “saíram com uma impressão muito boa sobre o Rio de Janeiro”.
A comissão viaja agora para Madri, na Espanha, depois de ter visitado as cidades de Chicago, nos Estados Unidos, e Tóquio, no Japão, também candidatas a sediar os Jogos de 2016.