O Rio iniciou neste sábado a contagem regressiva de mil dias para o início dos Jogos Olímpicos de 2016. No principal evento que serviu para celebrar essa marca, uma missa foi realizada à tarde no Corcovado, aos pés do Cristo Redentor, o principal cartão postal da capital carioca.
O evento contou com a presença de representantes da Igreja Católica, entre eles o arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, que celebrou a missa, além de atletas paralímpicos, autoridades e integrantes do Comitê Organizador dos Jogos de 2016, sendo o principal deles Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
A arquidiocese do Rio aproveitou a celebração dos mil dias para a Olimpíada para também divulgar a campanha “100 Dias de Paz – Trégua Olímpica”, que visa incentivar a população a participar de atividades religiosas e esportivas no período que antecede os Jogos de 2016, no decorrer do evento e também depois dele.
Também neste sábado, Nuzman fez uma visita ao colégio Juan Antonio Samaranch (nome do ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional), em Santa Teresa, que fica na zona central do Rio, onde crianças escreveram mensagens para os atletas olímpicos. No local, foi inaugurada a “Praça do Tempo”, onde crianças depositaram os recados em uma cápsula que foi enterrada. O conteúdo dos mesmos só será lido em 2016.