Dia de festa em Paranaguá. Vencendo o Francisco Beltrão às 15h30 no Nelson Medrado Dias, o Rio Branco garante o segundo lugar no grupo A do campeonato paranaense e assegura o direito de jogar a partida de volta das quartas-de-final na Estradinha. Mas nem tudo é simples na vida do Leão – o adversário de hoje precisa vencer para continuar na primeira divisão, evitando interromper uma passagem longa na Série Ouro.
Nos últimos treze anos, o Beltrão só ficou fora da elite do futebol paranaense em uma temporada – é, de longe, a presença mais constante do Sudoeste desde o Cascavel nos anos 80s. Com a queda já certa do Toledo, o time é a única esperança de a região continuar na Série Ouro. Para isso, é preciso vencer o Rio Branco e torcer por uma derrota do Nacional para o Iraty.
Isso sem contar o julgamento de amanhã no TJD, que pode anular o jogo Nacional 1×1 Rio Branco. Caso isso aconteça, o Leão da Estradinha ficaria com um ponto de desvantagem para o J. Malucelli, mas com uma partida a disputar. E o Beltrão empata em pontos com o Nacional, mas com um jogo a mais que o NAC. Por isso, o melhor para os times é buscar a vitória no jogo de hoje.
Vitória que representaria muito para o Rio Branco, que nesta temporada voltou a se acertar sob o comando de Itamar Bernardes, o técnico de maior sucesso fora da capital nas últimas temporadas. Para coroar a primeira fase, nada melhor que a confirmação do segundo lugar no grupo, atrás apenas do Atlético. Itamar não poderá contar com dois destaques do time: o goleiro Vílson e o zagueiro Rodrigo (aquele do "gol que não foi") estão fora por suspensão.