Ontem, Paranaguá esteve em festa. Mais precisamente os torcedores do Rio Branco, que completou 100 anos de fundação. As festividades começaram ainda na sexta-feira, quando houve um show da banda Nega Fulô. No sábado, no estádio Nelson Medrado Dias, a Estradinha, que passou por reforma, aconteceu um amistoso com jogadores que fizeram história no futebol paranaense, como Tobi, campeão brasileiro pelo Coritiba, e Dida, que chegou à Seleção Brasileira. Ontem, também no estádio, ainda aconteceu uma missa.

continua após a publicidade

Terceiro clube mais antigo do Estado, atrás apenas de Coritiba e Operário, o Leão da Estradinha vê na data tão especial a chance de voltar a ser um dos clubes de maior expressão no Paraná. De 2008 para cá, a equipe vem brigando constantemente contra o rebaixamento, sendo que em alguns anos escapou da degola apenas na última rodada, como em 2008, 2010 e 2012. A mais recente boa campanha do clube foi em 2007, quando chegou à segunda fase e só não alcançou as semifinais pelo saldo de gols, sendo eliminada pelo Paranavaí, que seria o campeão daquela temporada. Em 2006, o time ficou entre os quatro melhores colocados, mas foi eliminado pelo Paraná, o campeão daquele ano.

Nacionalmente, o Rio Branco também já realizou boas campanhas. Disputou a Série C em 1996, 1998, 1999, 2000 e 2006. A melhor campanha foi em 2000, na Copa João Havelange, quando, em 16 jogos, somou 9 vitórias, 5 empates e apenas 2 derrotas. No entanto, a equipe acabou eliminada na segunda fase, apenas pelo saldo de gols, uma vez que ficou com os mesmos pontos do primeiro e segundo colocados do grupo – Uberlândia e Olímpia, respectivamente. Além disso, o Leão da Estradinha disputou uma Copa do Brasil, em 2007.

Em relação a títulos, o Rio Branco coleciona três troféus em sua galeria, todos de campeão do Interior do Paraná – 1948, 1954 e 2000.

continua após a publicidade