O Rio de Janeiro abrirá o próximo circuito da Copa do Mundo de Natação de 15 a 17 de novembro, no parque aquático Miecimo da Silva e já tem uma grande estréia das pisinas internacionais confirmada: o holandês Pieter Van de Hoogenband, campeão olímpico dos 100m e 200m livre. A Holanda enviou a confirmação da vinda de Pieter e mais três atletas ainda sem definição de nomes. Esta será a primeira vez que Hoogenband compete no Brasil.
Com a inclusão dos holandeses, a competição passa a ter até o momento 19 nações estrangeiras inscritas. Austrália, China, França, Alemanha, Holanda, Suécia, Estados Unidos, Argentina, Áustria, Bolívia, Chile, Dinamarca, Paraguai, Peru, Rússia, África do Sul, Ucrânia, Uruguai e Venezuela. As equipes têm até 15 dias antes do início da competição (3/11), para enviar os nomes dos atletas. Outra recordista mundial e campeã olímpica confirmada é a ucraniana Yana Klochkova, que disputou recentemente o Troféu Brasil Correios de Natação pelo Flamengo.
O circuito da copa do Mundo da Natação válido pela temporada de 2002/2003 terá sete etapas: Rio de Janeiro, Nova York, Xangai, Melbourne, Paris, Estocolmo e Berlim. Duas a menos que na temporada passada. A expectativa com a diminuição das cidades participantes é de que aumente o número de atletas da elite internacional em todas as fases.