O prefeito Beto Richa recebeu na manhã desta terça-feira (10) a Comissão para Assuntos da Copa do Mundo 2014, criada pela Câmara Municipal de Curitiba para acompanhar os procedimentos ligados à preparação da cidade, caso Curitiba seja escolhida como uma das sedes da Copa. A decisão será anunciada pela Fifa em 20 de março, em Zurique (Suíça).
“A Copa é o maior evento mundial e cada cidade que a recebe passa por uma transformação com benefícios muito grandes e duradouros na infraestrutura geral, viária, de energia e de comunicações. Daí a importância da organização dos parlamentares para discutir estas questões, que dizem respeito a toda a população”, disse o prefeito.
Richa disse também que assim que forem anunciadas as sedes, o esforço será concentrado na disputa pelo centro de comunicações, onde ficam sediados os veículos de comunicação de todo o mundo, e em pleitear junto ao comitê organizador da Fifa para que a cidade receba uma equipe forte, que traga um bom fluxo turístico. “A Prefeitura tem experiência em promover grandes eventos internacionais e trabalha a todo vapor neste projeto”, afirmou.
O prefeito aproveitou o encontro para comentar a importância de atrair eventos internacionais, que reforçam a imagem da cidade. “Graças ao WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo), quase recebemos uma fábrica de pneus da Yokohama. Em breve devemos anunciar uma nova indústria que apresentou intenções claras de instalar uma unidade na cidade”, anunciou Richa.
O vereador Mario Celso Cunha, presidente da comissão, disse que a Câmara Municipal decidiu antecipar a preparação para a Copa para que a cidade e a população possam tirar proveito máximo da realização de um evento como este, que provavelmente não se repetirá neste século. “Todos os projetos e obras da Prefeitura, a discussão sobre as questões legais e sobre o legado dos investimentos que a cidade vai receber para a Copa terão que passar pela Câmara e os vereadores têm muito contribuir nesse processo, para que os benefícios sejam duradouros”, disse Cunha.
O assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, Luiz de Carvalho, disse que a primeira fase do projeto para receber a Copa está encerrada e que a partir de 20 de março, com o anúncio das sedes, começa uma nova etapa. “As questões de ordem técnica são muitas e elas realmente precisam da atenção e do acompanhamento da Câmara Municipal, que irá legitimar o processo, garantindo que o projeto de Curitiba tenha o menor número possível de erros”, disse Carvalho.
Integram a comissão os vereadores Pedro Paulo (relator), Julião Sobota, Omar Sabbag Filho, Serginho do Posto, Renata Bueno, Aladin Luciano, Juliano Borghetti, Roberto Hinça e Algaci Túlio. O vereador pastor Valdenir Soares também participou do encontro.
Para a vereadora Renata Bueno, é importante que Curitiba aproveite as boas experiências de cidades que tiveram grandes eventos. “Barcelona transformou-se com os Jogos Olímpicos de 1992. É um bom exemplo a ser seguido. O Rio de Janeiro, com os Jogos Panamericanos de 2008, deve ser evitado a todo custo”, disse Renata.
Nesta quarta-feira (11), a comissão de vereadores deve receber uma visita do Comitê Executivo do Paraná para Assuntos da Copa do Mundo 2014, coordenado pelo vice-governador Orlando Pessuti. Nos próximos dias os parlamentares pretendem visitar o estádio Arena da Baixada, indicado para sediar os jogos da Copa em Curitiba, e terão reuniões de trabalho com setores envolvidos diretamente com o evento, como proprietários de bares, restaurantes e hotéis.