Grande surpresa do primeiro dia de atividades para o GP de Mônaco, nas ruas de Montecarlo, o australiano Daniel Ricciardo exaltou a sua Red Bull para justificar o melhor tempo nesta quinta-feira nas duas primeiras sessões de treinos livres, com mais de meio segundo à frente dos dois carros da Mercedes, para a sexta etapa da temporada de 2016 da Fórmula 1. O piloto destacou o motor e o chassi de seu monoposto.
“Temos um carro bom aqui, então acho que tem a ver com o motor e o chassi. Sempre digo que é melhor esperar até a classificação, mas estou feliz. Esta pista é definitivamente uma na qual dá para ganhar um pouco mais se você quiser forçar. Sempre gostei de pilotar aqui e me senti muito confortável com o equilíbrio do carro. E é importante ter confiança no carro aqui”, disse Ricciardo.
Segundo colocado nesta quinta-feira – em Mônaco, os primeiros treinos livres sempre acontecem um dia antes do normal, já que a sexta é marcada pela realização de eventos extra-pista -, Nico Rosberg vê a Red Bull como uma ameaça real à Mercedes. “Talvez não os seis décimos, mas mesmo se subíssemos a potência do motor, não conseguiríamos melhorar em seis décimos. Temos uma lição de casa para fazer, precisamos melhorar nossa performance”.
Apesar da grande diferença, Lewis Hamilton ignorou a performance da Red Bull e fez uma avaliação positiva deste primeiro dia de atividades. “Foi um dia relativamente bom. Nenhuma surpresa real, exceto que a pista mudou um pouquinho na curva 15, o que deixou aquele trecho um pouco mais rápido”, completou.
Na Ferrari, considerada a segunda melhor equipe da Fórmula 1 na atualidade, só lamentação por parte do alemão Sebastian Vettel, que terminou na nona colocação e chegou a bater na segunda sessão de treinos. “Não foi um bom dia. É justo dizer que ficar só dentro do top 10 não é onde merecemos estar. Estamos aqui para lutar por vitórias”, afirmou.
Após as duas sessões desta sexta-feira, os pilotos voltam à pista neste sábado, às 9 horas (de Brasília), para o treino classificatório para o GP de Mônaco, que acontecerá neste domingo, no mesmo horário. Nico Rosberg lidera o Mundial de Pilotos com 100 pontos, seguido pelo finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, com 61, e Lewis Hamilton, com 57.