Florianópolis – Com uma dramática vitória de Ricardo Mello sobre Frank Dancevic, por 3/6, 6/7 (7/9), 6/3, 6/3 e 11/9, em quase cinco horas de jogo, o Brasil saiu com uma importante vantagem no confronto com o Canadá pela Copa Davis. A situação poderia estar ainda melhor, caso a partida de Flávio Saretta com Frederic Niemeyer não fosse suspensa por falta de luz natural, ontem, em Florianópolis.

continua após a publicidade

No jogo contra Niemeyer, Saretta venceu o primeiro set por 6/4, teve grandes chances de ganhar também o segundo, mas perdeu no tie break com 7/6 (8/6). Foi neste momento que aconteceu a paralisação. Assim, eles voltam à quadra do Costão do Santinho hoje, às 10h, para terminar a partida. Na seqüência haverá o confronto das duplas, com os brasileiros Gustavo Kuerten e André Sá desafiando o favoritismo dos canadenses Daniel Nestor (5.º do mundo no ranking da modalidade) e o próprio Niemeyer.

Dessa maneira, a equipe brasileira tem chance de fazer 3 a 0 já hoje, o que garantiria a classificação para o playoff do grupo mundial da Davis, a ser disputado em setembro. Mas as dificuldades encontradas ontem deixam a perspectiva de um confronto mais equilibrado, com possibilidade de só se decidir mesmo nas partidas de simples de amanhã.

A luta de Ricardo Mello, herói da equipe brasileira em outros confrontos, foi determinante para o Brasil marcar o primeiro ponto. Mesmo com a aparente dificuldade de movimentação de Dancevic, ele teve de se desdobrar em quadra e soube usar o incentivo da torcida para vencer.

continua após a publicidade

?Isso é Copa Davis?, exclamou Ricardo Mello, após o jogo. ?Esse clima festivo, a ajuda da torcida e o incentivo dos outros integrantes da equipe me motivam muito. Já tinha feito um jogo parecido pela Davis, no Equador, em que venci o Nicolas Lapentti depois de 4 horas e 40 minutos, mas este de hoje, sem dúvida, foi um dos mais emocionantes.?

Dancevic não reclamou dos gritos da torcida e afirmou que poderia ter vencido em três sets, não fossem as dores musculares. O tenista canadense já entrou em quadra precavido. Para aliviar a intensidade do calor, usou um colete térmico durante os intervalos dos games. Tinha também um colar de gelo, enrolado numa toalha.

continua após a publicidade

Para o Brasil, não só a vitória de Ricardo Mello foi importante. Valeu também o fato de Dancevic, o número 1 canadense, sair tão desgastado de quadra, o que abre melhores perspectivas para os jogos de amanhã, quando, se o confronto ainda não estiver decidido, Saretta pega Dancevic, às 10 horas, e na seqüência, Mello joga contra Niemeyer.