Ricardo Gomes pode ser anunciado nesta sexta-feira como novo técnico do São Paulo. O treinador aceitou a oferta feita pela diretoria tricolor, mas ainda precisa conversar com o Botafogo para tentar deixar o clube sem grandes transtornos e, de preferência, sem precisar pagar a multa contratual, que é por volta de R$ 1 milhão. Curiosamente, os dois times se enfrentam neste domingo, às 16h15, no Morumbi.

continua após a publicidade

Nos bastidores, a volta de Ricardo Gomes ao São Paulo é dada praticamente como certa, mas por uma questão ética, os dirigentes tricolores não confirmam nem mesmo o interesse. O treinador deve ter uma conversa ainda nesta sexta-feira com a direção botafoguense para explicar os motivos da sua intenção em deixar o clube.

continua após a publicidade

O treinador não quer sair brigado, já que tem um sentimento de gratidão pelo clube, que o contratou após ele sofrer um AVC, em 2011, quando treinava o Vasco. Entretanto, Ricardo Gomes está incomodado com a falta de reforços e também com a má campanha do clube.

continua após a publicidade

Outro ponto que faz o treinador decidir deixar o clube é a forma com que a diretoria botafoguense está se portando em relação ao interesse do São Paulo. Em maio, quando foi procurado pelo Cruzeiro, o treinador recusou o convite e o Botafogo lhe deu um aumento salarial.

A intenção dos dois clubes é definir a situação até sábado, para que o treinador não fique na situação delicada de comandar o Botafogo contra o São Paulo, podendo assumir o clube paulista logo em seguida.

A diretoria são-paulina espera não precisar pagar a multa, mas caso não dê certo, trabalha com duas linhas. A primeira é tentar um valor menor e parcelado e uma outra opção seria fazer alguma negociação que pudesse envolver jogadores.

O certo é que, independentemente da negociação, o São Paulo será comandado por André Jardine no domingo. Já Ricardo Gomes teve passagem importante no clube paulista. Ele trabalhou no clube entre 2009 e 2010, quando dirigiu o time em 73 jogos, alcançando a terceira posição do Brasileiro de 2009 e foi semifinalista da Copa Libertadores no ano seguinte.