Ricardo e Emanuel comemoram a vitória.
Mais uma hoje garante o título de 2003.

Rio – Na final dos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, os norte-americanos Fonoimoana e Blanton derrotaram os brasileiros Ricardo e Zé Marco. Hoje, às 10h, Ricardo e Emanuel poderão conquistar o título do Circuito Mundial de Vôlei de Praia por antecipação, e, mais uma vez, Fonoimoana está no caminho do Brasil.

Agora, jogando com Kevin Wong. Ainda pelas oitavas-de-final do campeonato mundial, em Copacabana, no Rio de Janeiro, Márcio/Benjamin jogará contra Klemperer/Rademacher, da Alemanha, às 8h30, Fred/Grael terá como adversários os alemães Dieckmann Ch. e Scheuerpflug a partir do meio-dia, na quadra central, e, no mesmo horário, na quadra 2, Harley/Franco enfrentará Blanton/Nygaard, dos EUA.

“Naquela decisão em Sydney era o momento deles. Mas fiquei muito feliz com a prata. Adquiri experiência e cresci como atleta. Vai ser um jogo difícil que vale o título e toda uma temporada de trabalho. Vamos entrar concentrados para vencer e para também continuar na luta pelo Mundial. Temos que entrar com tudo e tentar sugar a energia da torcida. Temos a obrigação de ganhar”, afirmou Ricardo.

“Quando você vai amadurecendo sente mais prazer em jogar. Quando era mais novo, pensava apenas em vencer. Hoje, estou ganhando com o Ricardo, e me sinto cada vez mais feliz”, ressaltou Emanuel.

Sonho mantido

Em jogo cheio de ralis, Márcio e Benjamin venceram Tande e Pedro Cunha por 2 sets a 0 (21/19 e 21/15) e se classificaram para as oitavas-de-final. Hoje, terão que torcer pela eliminação de Ricardo e Emanuel nas oitavas, para continuarem com chances de ser campeões do Circuito Mundial.

“Quando joga Brasil contra Brasil, é até difícil apontar favoritismo. Apesar de o Tande e o Pedro terem entrado por wild card (convite da organização), eles fizeram uma campanha ótima na primeira fase contra os estrangeiros e terminaram a primeira fase merecidamente em primeiro, com três vitórias. Acho que se não tivessem pegado brasileiros no cruzamento, eles teriam ido mais longe”, elogiou Benjamin.

Invictos

Fred e Pedro Grael se classificaram para as quartas-de-final com uma vitória tranqüila sobre os espanhóis Antonio Cotrino e García Thompson, por 2 sets a 0, com parciais de 21/18 e 21/11. Os saques de Grael e, principalmente, de Fred, quando não terminavam em ace ao menos prejudicavam a recepção espanhola, impedindo seus contra-ataques ou tornando fácil a recuperação da bola. No segundo set, os bloqueios de Cotrino escassearam e os brasileiros cada vez mais acertavam a defesa e conseguiam converter os pontos. No fim, um ace de Grael e um bloqueio de Fred resultaram nos dois últimos pontos da partida.

“Os jogos mais difíceis vão ser os de amanhã em diante. O campeonato começou para valer hoje (ontem). Antes era só a fase classificatória”, completou Grael, que venceu todas as suas quatro partidas na competição, ao lado do parceiro Fred.

Show

Campeões do Grand Slam na Alemanha, Franco e Harley garantiram um lugar nas oitavas-de-final do Mundial após a vitória sobre Fábio Luiz e Paulo Emílio por 2 a 0 (21/16 e 21/18). Com o bloqueio, Franco garantiu seis pontos no jogo, e, no saque, Harley assegurou três pontos consecutivos apenas no primeiro set.

Hoje, os norte-americanos Blanton e Nygaard serão os adversários de Franco e Harley nas oitavas-de-final.

continua após a publicidade

continua após a publicidade