Acabou a pré-temporada. Ontem, o técnico Ricardinho comandou o último trabalho coletivo do Paraná Clube antes da estreia na temporada 2012, contra o Luverdense-MT, amanhã, às 20h30, no estádio Passos da Ema. Hoje pela manhã, a delegação embarca para Lucas do Rio Verde e à noite apenas um trabalho de reconhecimento do gramado.
O time viaja definido. Em relação à formação planejada pelo treinador durante todos estes dias de treinamento, apenas uma mudança. O meio-campo Bruninho sofreu uma leve torção no joelho esquerdo, no jogo-treino contra o Inter de Campo Largo, no sábado passado, e será poupado. Em seu lugar, quem participou do coletivo foi Maicon, confirmado para a partida.
O jogo-treino, aliás, acabou com os 100% de aproveitamento de Ricardinho neste período. Porém, o empate por 0 x 0 não incomodou o técnico paranista, que gostou do que viu nas cinco partidas. “Em nenhum dos jogos-treinos foi importante para mim o resultado. O que foi analisado foi o trabalho e o crescimento da equipe. Em cada situação você tem que analisar tudo: o campo, o adversário e o que você treinou durante a semana”, declarou.
Os 47 dias sem jogo deram ao treinador tempo para assimilar a nova função na carreira e conhecer bem o grupo. Entretanto, Ricardinho viu mais pontos negativos do que positivos. “Nesta situação, o clube perdeu mais do que ganhou, porque o torcedor não acompanha o time, não tem calendário. Se você analisar o lado técnico, também perdemos, porque vamos enfrentar agora uma equipe que já está em competição. Mas pelo lado de montarmos um time, vermos os jogadores da base, trazer pontualmente um ou outro, aí eu vejo que foi benéfico. Aí você pode trabalhar a parte física, montar a equipe do jeito que você imagina e treinar uma série de situações”, avaliou.
Dificuldades à parte, para o técnico o mais importante é que tudo o que foi planejado foi cumprido. “Fizemos o nosso planejamento de preparação física e agora o que eu espero é que possamos começar bem”, afirmou.