O Paraná visita o Maringá, na tarde deste domingo (22), às 16 horas, no Willie Davids, pela quinta rodada do Paranaense, com pelo menos uma certeza na equipe titular: o volante Ricardinho estará escalado. Apenas não se sabe em qual posição.
Volante de origem, o jogador já atuou, apenas neste Estadual, como lateral direito, meia e atacante aberto pelos lados do campo. A situação ressalta a versatilidade do atleta, assim como expõe limitações do elenco comandado por Luciano Gusso.
Mesmo com jogadores de origem para as respectivas posições, Gusso acaba optando pela improvisação de Ricardinho, que tem rendido mais que os especialistas de cada função.
Na lateral direita, por exemplo, o clube conta com os recém-contratados Arilton e Adriano, além do prata da casa Netinho. Os dois primeiros nem sequer estrearam. Arilton está no departamento médico e Adriano ainda não teve documentação regularizada. Netinho, por sua vez, não convenceu nas chances que teve.
No ataque, Carlinhos é outro que não se firmou e também pode ir para o banco de reservas. O técnico poderia dar chances para Maiquinho ou Paulo Henrique. Seja na lateral ou no ataque, entretanto, o mais cotado para as vagas é Ricardinho. Apesar de não negar que o elenco ainda carece de melhores opções, Gusso prefere elogiar a polivalência do volante.
“O Ricardinho é um jogador muito importante. Aonde é escalado, ele vai bem. É um jogador que, depois que conquistou seu espaço, teve regularidade muito boa, que causa até espanto. Independentemente da posição em que joga, tem um rendimento bom, o que é importante para mim e exemplo para todos”, exalta Gusso.
Ao longo deste Estadual, o comandante precisou realizar outras improvisações. Na estreia, contra o Prudentópolis, o técnico chegou a ficar com dois laterais esquerdos e sem nenhum atacante. No decorrer do duelo com o J. Malucelli, foi a vez de improvisar o volante Jean na zaga.
“Estou ainda encontrando a melhor formação para a equipe. Acho que temos uma base sim, mas algumas peças ainda temos que colocar para ver a real condição. Estou nessa situação, vendo e observando”, complementa Gusso, que garantiu apenas uma mudança no time titular. O volante Ricardo Conceição, com desconforto muscular, está vetado. Marcos Paulo é o favorito para entrar em seu lugar.