O Paraná Clube ainda trilha o caminho da incerteza. Apesar de contar, agora, com o apoio da Federação Paranaense de Futebol para a antecipação da Divisão de Acesso, seu calendário segue indefinido. Um quadro que acaba “amarrando” outras questões fundamentais, como a contratação de um técnico para temporada 2012. O Tricolor, mesmo convivendo com a possibilidade de ter que disputar duas competições simultâneas a Divisão de Acesso e a Série B do Brasileiro , irá trabalhar com apenas uma comissão técnica. “Teremos apenas um elenco e, consequentemente, uma comissão técnica. Isso independe da antecipação ou não da Divisão de Acesso”, comentou o superintendente Celso Bittencourt.
O clube trabalha com algumas opções, mas evita comentários sobre o perfil do treinador. “Será um técnico capaz de administrar esse momento de transição, onde teremos muitos jogadores jovens na equipe, mas já projetando o time para a disputa da Série B”, comentou o gerente de futebol, Alex Brasil. Há quem aposte num treinador experiente, mas não se descarta a possibilidade de o clube apostar numa “cara nova”. Por isso, as especulações em torno de Ricardinho têm sido intensas.
Porém, a diretoria mantém uma postura cética em torno desse tema. Afinal, o meio-campo, identificado com as cores do clube aonde foi revelado, ainda não anunciou sua aposentadoria e tem contrato com o Bahia. “Estou ainda conversando com o Paulo [Angione, gerente do clube baiano] e não há nada definido”, esquiva-se Ricardinho, que tem vínculo de mais um ano com o tricolor de Salvador, mas não descarta a possibilidade de “pendurar as chuteiras”, mesmo tendo apenas 35 anos.
A diretoria pretende definir essa questão nos próximos dias, até porque, somente a partir da contratação de um treinador é que irão avançar negociações em torno de eventuais reforços. “É uma questão natural. É importante que o treinador dê o seu aval para que possamos definir contratações”, comentou Alex Brasil. Inicialmente, pensando na disputa da Copa do Brasil, o Paraná deverá trazer poucas peças três ou quatro reforços pontuais , apostando num elenco jovem e com muitos garotos promovidos das categorias de base.
Mesmo assim, é intenção da diretoria fazer com que o novo treinador já participe dessa avaliação do elenco. Na próxima quarta-feira, o Paraná retoma suas atividades normais, mesmo tendo apenas treze jogadores vinculados, à exceção dos garotos da base. Com a largada da Copa do Brasil marcada para o dia 7 de março, a comissão técnica terá um mês e meio para ajustar o grupo e preparar o time visando o confronto com o Luverdense-MT, sendo que o primeiro jogo será em Lucas do Rio Verde. A partida de volta está programada para o dia 14, na Vila Capanema.